Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Estudantes do Campus Guanambi se destacaram na redação o Enem 2023
Atualizado em 6 de fevereiro de 2024 às 12:59 horas | Publicado em 2 de fevereiro de 2024 às 14:02 horas

Diversos (as) estudantes do Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi, obtiveram notas excelentes na prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem – 2023), principal acesso ao Ensino Superior público no país. A partir desse resultado, eles(as) almejam a aprovação em uma Universidade pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Nesta última edição do Enem, os estudantes precisaram dissertar sobre o problema Economia do cuidado: o trabalho invisível, situação que atinge o contingente feminino no país. Sob essa temática, constata-se que a expressiva positividade das notas de Redação traduz os esforços estudantis, aliados ao trabalho coletivo docente desenvolvido no Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

Nessa perspectiva de trabalho educacional proativo, o ensino se concretiza como em muitos outros campi, cujas unidades se espalham pelo Brasil afora, na modalidade educativa de tempo integral e sob os pilares Ensino, Pesquisa e Extensão – integração que promove o conhecimento teórico e prático das diversas áreas do saber potencializado com ações interdisciplinares e com a formação humana. Assim, os extraordinários índices do Enem e demais exames vestibulares têm-se consolidado, ao longo de muitos anos.

Com tal êxito, os dois destaques do exame da Redação foram as estudantes Larissa Neves Silva, que concluiu os estudos em 2023, e Jeovana Miranda Souza, estudante do 3o ano, que, inclusive, atua na monitora da disciplina Língua Portuguesa e Literaturas II, para as turmas de 2o ano dos cursos Técnicos em: Agropecuária, Agroindústria e Informática para a Internet. Ambas conquistaram 960 pontos, o maior resultado, até então, nesta primeira fase dos alunos(as) do IF Baiano, Campus Guanambi, não trainees, e postulantes a uma vaga em universidades federais brasileiras. Souza dedicou todo último trimestre aos estudos, tanto para suas atividades normais do curso Técnico em Informática para a Internet, quanto para as aulas de monitora – esforços que a possibilitaram aprimorar os seus conhecimentos de Redação.

Outras notícias

02/04/2024 às 13:40h
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: gabinete@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br