Estudantes do Campus Guanambi foram destaque na prova de Redação do Enem 2023
Atualizado em 16 de fevereiro de 2024 às 20:48 horas | Publicado em 5 de fevereiro de 2024 às 18:14 horas

Diversos (as) estudantes do Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi, obtiveram notas altas na prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, principal acesso ao ensino superior público no país. A partir desse resultado, eles(as) almejaram a aprovação em uma Universidade pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Nesta última edição, os estudantes precisaram dissertar sobre o problema Economia do cuidado: o trabalho invisível, situação que atinge o contingente feminino no país. Sob essa temática, constata-se que a expressiva positividade das notas de Redação traduz os esforços estudantis, aliados ao trabalho coletivo docente desenvolvido no Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

Nessa perspectiva de trabalho educacional proativo, o ensino se concretiza como em muitos outros campi, cujas unidades se espalham pelo Brasil afora, na modalidade educativa de tempo integral e sob os pilares Ensino, Pesquisa e Extensão – integração que promove o conhecimento teórico e prático das diversas áreas do saber, potencializado com ações interdisciplinares e com a formação humana. Assim, os bons índices do Enem e demais exames vestibulares têm-se consolidado, ao longo de muitos anos.

Com tal êxito, os dois destaques do exame da Redação foram as estudantes Larissa Neves Silva, que concluiu os estudos em 2023, e Jeovana Miranda Souza, estudante do 3º ano, que, inclusive, atua na monitora da disciplina Língua Portuguesa e Literaturas II, para as turmas de 2º ano dos cursos Técnicos em: Agropecuária, Agroindústria e Informática para a Internet.

Ambas conquistaram 960 pontos, o maior resultado, até então, nesta primeira fase dos alunos(as) do IF Baiano, Campus Guanambi, não trainees, e postulantes a uma vaga em universidades federais brasileiras. Souza dedicou todo último trimestre aos estudos, tanto para suas atividades normais do curso Técnico em Informática para a Internet, quanto para as aulas de monitora – esforços que a possibilitaram aprimorar os seus conhecimentos de Redação.