Segunda edição da Tenda da Ciência começa nesta sexta-feira em Guanambi
Atualizado em 19 de abril de 2024 às 7:54 horas | Publicado em 18 de abril de 2024 às 23:55 horas

Na manhã desta sexta-feira, 19 de abril, o Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi inicia a segunda edição da Tenda da Ciência. O evento, que irá até sábado (20), acontece na Praça do Feijão. A visitação é aberta, de forma gratuita, a toda comunidade, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 na sexta-feira; e das 8h às 11h30 no sábado.

A Tenda receberá estudantes dos municípios do Território Sertão Produtivo e de outras regiões. A expectativa da Comissão Organizadora é atender mais de cinco mil pessoas e contribuir para a promoção, divulgação e apropriação do conhecimento científico por jovens de escolas de ensino fundamental e médio.

A novidade desta edição é a participação de comunidades indígenas, quilombolas e oriundas de assentamentos da região de Guanambi. Além da mostra de ciência, o público participante também terá acesso ao conhecimento em arte, cultura, inovação, ciência e tecnologia, associando o conhecimento da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena à investigação científica.

Composto por eventos sociais, científicos, ambientais e culturais, a Tenda da Ciência visa oportunizar um diálogo com os visitantes, constituindo-se na oportunidade de discussão sobre os conhecimentos, metodologias de pesquisa e criatividade dos alunos em todos os aspectos referentes à exibição dos trabalhos.

O evento também evidencia um conjunto de atividades que serão realizadas por estudantes, professores e técnicos em assuntos educacionais, com o intuito de proporcionar, por meio de demonstrações planejadas e executadas por eles, mostras dos seus trabalhos, dos seus conhecimentos e das realizações humanas no campo técnico-científico.

De acordo com organização, a realização da Tenda reforça o papel do IF Baiano na comunidade regional, pela oportunidade de levar e gerar desenvolvimento científico e cultural, além de promover a popularização da ciência em um território nordestino, o Sertão Produtivo, carente de ações relevantes do ponto de vista educacional, resultando na maior aproximação do Campus Guanambi com a sociedade.

A Tenda da Ciência é promovida pelo segundo ano consecutivo pela instituição, por meio da Coordenação do Curso de Tecnologia em Agroindústria, com o apoio institucional do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Inovação do Estado da Bahia (Secti/BA), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), além da pró-reitora de Extensão do IF Baiano.

Mais informações podem ser conferidas no site do evento