Dia de Campo sobre Produção Agroecológica Integrada e Sustentável foi realizado no último sábado
Atualizado em 1 de junho de 2024 às 12:11 horas | Publicado em 20 de maio de 2024 às 10:22 horas

No último sábado, 18 de maio, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), campus Guanambi, promoveu um Dia de Campo dedicado à apresentação do PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). O evento teve como principal objetivo familiarizar alunos, professores e servidores da instituição com o Procedimento Operacional Padrão (POP) do Sistema PAIS, uma Tecnologia Social (TS) desenvolvida para incentivar práticas agrícolas sustentáveis e ecologicamente integradas.

A abertura do Dia de Campo contou com a presença do diretor-geral do IF Baiano – campus Guanambi, Carlito Barros Filho, do deputado federal Daniel Almeida, do vereador Paulo Costa, da representante do Museu do Alto Sertão da Bahia (Masb), Hilda Barbara, além de professores, servidores e alunos da instituição.

O coordenador do projeto de sistema PAIS da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (Aecofaba) João Marcus Fernandes e a coordenadora pedagógica Mônica Carmo foram responsáveis pela apresentação detalhada do POP. Além disso, o evento contou com a apresentação do projeto Belo Quintal, desenvolvido no Masb, que busca integrar práticas sustentáveis em espaços urbanos e periurbanos.

Ao final das apresentações, os participantes tiveram a oportunidade de visitar as duas mandalas implantadas no setor de agricultura do campus. As mandalas do PAIS são estruturas circulares que otimizam o uso da água e dos recursos naturais, facilitando o cultivo de diversas culturas em um espaço reduzido. Este sistema promove a biodiversidade e a eficiência no uso de recursos, sendo uma excelente demonstração prática dos princípios da agroecologia.

De acordo com a professora Jussara Telma, coordenadora do Dia de Campo, o evento proporcionou um ambiente de aprendizado e troca de conhecimentos entre os participantes. “A iniciativa destaca o compromisso da instituição com a educação ambiental e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis, que são fundamentais para o desenvolvimento rural e a preservação do meio ambiente”, comentou.

Projeto PAIS Educampo

O “Projeto PAIS Educampo” é uma iniciativa que resulta da colaboração entre organizações civis e o Governo do Estado da Bahia, através das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Rural. Financiado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o projeto também conta com o apoio da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (Aecofaba). O objetivo é implementar modelos de produção agroecológica que sejam integrados e sustentáveis, beneficiando a comunidade acadêmica e os pequenos produtores rurais da região.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000