O Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi realizou, no último sábado (10), um Dia de Campo com foco no cultivo do Umbu Gigante, reunindo agricultores e agricultoras familiares do município de Paramirim. O evento também contou com a participação de estudantes do curso de Agronomia e do Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido.
A atividade teve como tema “Umbu Gigante, um Potencial Real” e foi organizada pela professora Cleide Teixeira Alves, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal no Semiárido da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A docente tem como linha de pesquisa o desenvolvimento da produção de umbu, planta nativa e resistente do semiárido brasileiro, anteriormente vista apenas como extrativismo e atualmente também como cultivada.
A abertura do evento contou com uma palestra dos professores Sérgio Donato, do Campus Guanambi, e Ednei de Souza Pires, professor da Uneb em Euclides da Cunha e ex-aluno do mestrado do IF Baiano. Durante a apresentação, eles destacaram as vantagens do Umbu Gigante para a agricultura familiar, ressaltando seu baixo custo de cultivo e elevada adaptação às condições climáticas do semiárido. Foram apresentados resultados de pesquisas consolidadas no IF Baiano com adubação, irrigação, podas, clones adequados e classificação comercial de frutos que podem subsidiar os agricultores no cultivo do umbuzeiro.
Segundo o professor Sérgio Donato, o umbu é uma planta símbolo da região. “O Umbu Gigante é uma alternativa válida para agricultura familiar devido ao baixo custo de cultivo, uma vez que se trata de uma planta símbolo do semiárido brasileiro por causa de sua resiliência com o clima seco”, afirmou.
Após a palestra, os participantes passaram por cinco estações temáticas, onde receberam orientações práticas sobre todas as etapas do cultivo do umbu gigante, desde a produção de mudas, implantação do pomar, clones, manejo da planta e beneficiamento do fruto. As estações foram conduzidas pelos professores João Abel da Silva (aposentado IF Baiano), Ednei Pires (Uneb), Alessandro Arantes, Cleide Alves, Élia Karina de Carvalho, Marcelo Rocha, Pedro Marques e Sérgio Donato (IF Baiano), Thaís Almeida (discente de graduação em Agronomia, bolsista de iniciação científica), Débora Silva (discente de graduação em Tecnologia em Agroindústria, bolsista do Projeto Mulheres rurais do sertão produtivo), com auxílio de estudantes bolsistas e técnicos-administrativos da instituição.
Presente no evento, o secretário municipal de Agricultura de Paramirim, Zilton Santos, ressaltou que o cultivo do Umbu Gigante vai além da geração de renda: “Além de produzir frutos e gerar recursos para os agricultores, o cultivo do umbu vai ajudar no reflorestamento das pequenas propriedades rurais”, afirmou.
Para o diretor Carlito Barros, o Dia de Campo reforça o papel do IF Baiano como agente de desenvolvimento regional, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão e valorizando alternativas produtivas sustentáveis para o semiárido. A instituição irá preparar um evento maior, com expectativa de atrair um número maior de agricultores durante a próxima safra do umbu.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br