Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Equipe do projeto Culinária Ancestral promove ação extensionista no Quilombo Lagoa dos Anjos com foco nas Boas Práticas de Fabricação
Atualizado em 4 de junho de 2025 às 13:07 horas | Publicado em 21 de maio de 2025 às 8:30 horas

Nos dias 17 e 18 de maio de 2025, o projeto de extensão Culinária Ancestral: valorização, sustentabilidade e qualificação das cozinhas quilombolas no Território Sertão Produtivo realizou mais uma ação importante no território. Intitulada “Cozinhas Quilombolas em Ação: Formação em Boas Práticas de Fabricação”, a atividade foi realizada no Quilombo Lagoa dos Anjos, localizado na zona rural de Candiba (BA), e teve como foco a formação prática de moradores sobre segurança alimentar, higiene e valorização da culinária tradicional.

A ação contou com a participação de docentes, discentes bolsistas e voluntários vinculados aos projetos desenvolvidos no grupo de pesquisa HAFROQI, liderado pelas professoras Daniele de Brito Trindade e Rosangela Figueiredo Miranda. As atividades envolveram palestras e oficinas práticas sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF) e manipulação de alimentos, com uma abordagem acessível e contextualizada.

Segundo Daniela Aires, graduanda do curso de Tecnologia em Agroindústria e bolsista do Projeto Culinária Ancestral, “integrar um projeto de grande relevância voltado à culinária quilombola e colaborar na elaboração de uma cartilha sobre Boas Práticas de Fabricação foi uma experiência profundamente enriquecedora para minha formação acadêmica e profissional. Transmitir às comunidades quilombolas orientações sobre Boas Práticas de Fabricação foi uma vivência valiosa, que contribuiu para fortalecer o conhecimento sobre a correta manipulação dos alimentos.”

Durante o encontro, os participantes receberam certificados e uma cartilha, impressa e digital, elaborada pelos estudantes com supervisão docente, contendo orientações claras e adaptadas sobre as BPFs.

Uma das vozes do Quilombo Lagoa dos Anjos, Luciene Alves, conhecida carinhosamente como tia Iyô, ressaltou a importância da iniciativa: “Foi uma grande maravilha esse evento aqui com as nossas cozinhas quilombolas, nossas receitas e os minicursos sobre a higienização das frutas. O encontro de formação em Boas Práticas foi muito importante para que a gente possa aprender e empreender. Foram dois dias de muito aprendizado, que vão somar para o crescimento do nosso Quilombo. Mesmo com as dificuldades da vida, a gente segue enfrentando a realidade e construindo, juntos, um novo caminho, sem deixar nossas tradições para trás, valorizando nossa cultura, nossas receitas, nossa gente. Fazer com que nossas receitas ganhem vida e cruzem fronteiras foi realmente maravilhoso.”

De acordo com a organização do projeto, a atividade extensionista proporcionou um espaço de aprendizado mútuo, no qual conhecimentos científicos e saberes tradicionais dialogaram de forma respeitosa e transformadora. As práticas apresentadas reforçaram a importância da segurança alimentar sem renunciar à identidade cultural das cozinhas quilombolas.

Para a coordenadora do projeto, professora Daniele de Brito Trindade, “vivenciar experiências e trocas de saberes com os quilombos contemporâneos envolvidos nos projetos de extensão e pesquisa que estão sendo desenvolvidos por mim tem sido algo profundamente transformador. Como coordenadora do projeto Culinária Ancestral, tenho reafirmado, a cada nova ação, a importância de valorizar os saberes tradicionais e promover práticas sustentáveis que fortaleçam a identidade cultural dessas comunidades.”

Essa foi a primeira de várias ações previstas no projeto Culinária Ancestral, que reafirma seu compromisso com o fortalecimento dos saberes e sabores quilombolas por meio da educação, da valorização da ancestralidade e da promoção da sustentabilidade nas cozinhas tradicionais do Sertão Produtivo.

Desenvolvido como uma ação de extensão do IF Baiano campus Guanambi, o projeto conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), por meio do Edital 68/2024 – PIBIEX, e está vinculado ao grupo de pesquisa HAFROQI (@hafroqi). A iniciativa possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 84594124.2.0000.8068) e tem também o apoio do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo (@cesolsertaoprodutivo).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: gabinete@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br