Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Estudantes do IF Baiano vão apresentar projetos sobre cultura, identidade e resitência Afro-Brasileira e Quilombola no VIII ENNEABI
Atualizado em 5 de junho de 2025 às 10:36 horas | Publicado em 3 de junho de 2025 às 9:10 horas

Entre os dias 4 e 6 de junho de 2025, estudantes do Instituto Federal Baiano Campus Guanambi participarão presencialmente do VIII ENNEABI – Encontro Nacional de Neab, Neabi e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que ocorrerá no estado do Instituto Federal do Amapá. O evento tem como finalidade fomentar discussões sobre temáticas negras, indígenas e étnico-raciais nas instituições de educação, ciência e tecnologia da Rede Federal, bem como promover o cumprimento das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008.

Os discentes são integrantes do grupo de pesquisa HAFROQIHistória, Memória e Identidade Afro-Brasileira, Quilombola e Indígena do Sertão Produtivo e estão levando ao evento pesquisas desenvolvidas em projetos de pesquisa e extensão aprovados em editais institucionais do IF Baiano, sob coordenação da professora Daniele de Brito Trindade, reafirmando o papel da instituição na promoção de uma educação comprometida com a justiça social, a equidade e a valorização da diversidade.

evento neabi amapá

“Nós, estudantes comprometidos com a valorização da cultura quilombola, dos saberes ancestrais e das pautas étnico-raciais, tivemos nossos projetos aprovados nas modalidades de banner e comunicação oral, e estamos orgulhosos em representar o IF Baiano nesse importante espaço de diálogo, articulação e construção de conhecimentos antirracistas”, afirma João Vitor Ramos.

Estes são os projetos aprovados:

  • João Vitor dos Santos Ramos (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Resistência, Identidade e Ancestralidade em Sala de Aula: a Música Afroreligiosa como Ferramenta Pedagógica.
  • Tais Carolane Souza Almeida (Bacharelado em Engenharia Agronômica) – Ewé Òrìsà: Preservação dos Saberes Tradicionais no Cultivo de Plantas Medicinais no Ilé Àsè Ojú Dan Láyé.
  • Daniela da Silva Aires (Tecnologia em Agroindústria) – Culinária Ancestral: Valorização, Sustentabilidade e Qualificação das Cozinhas Quilombolas no Território Sertão Produtivo.
  • Camila Vitoria Costa Ferreira (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Caminhada Agroecológica na Comunidade Lagoa dos Anjos: Saberes Quilombolas em Resistência ao Epistemicídio
  • Fernanda da Silva Santos (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Mãos que Cultivam: Ensino, Identidade e Resistência nas Mostras Científicas com Saberes da Comunidade Quilombola Lagoa dos Anjos e Raízes Vivas: a força dos Saberes Quilombolas no cultivo de plantas medicinais e no combate ao epistemicídio.
  • Rayany Silva Santos (Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas) – Raízes e Sabores: a Culinária Quilombola como Elemento de Resistência e Reconhecimento Cultural no Sertão Produtivo

De acordo com a professora Daniele, “a presença dos discentes no VIII ENNEABI simboliza não apenas o reconhecimento das suas produções acadêmicas, mas também o fortalecimento de uma educação comprometida com os direitos das populações negras, indígenas e quilombolas. Ao levarem suas experiências e pesquisas para um evento de alcance nacional, os estudantes ampliam o diálogo entre saberes científicos e saberes tradicionais, promovendo visibilidade e respeito às culturas historicamente marginalizadas”.

A realização dessa viagem só foi possível graças ao apoio institucional da Pro-reitoria de Ensino (Proen, por meio do programa de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propac), ao engajamento dos colegiados dos cursos e à mobilização dos servidores de diferentes campi do IF Baiano que se somaram à comunidade externa em uma campanha de arrecadação via vakinha online. Esse esforço coletivo demonstra a importância da união em prol do acesso, permanência e visibilidade dos discentes que desenvolvem pesquisas comprometidas com as lutas sociais e os direitos humanos.

Ainda segundo a professora, a participação do IF Baiano Campus Guanambi no evento reafirma o papel institucional ativo na construção de uma educação antirracista, plural e transformadora, valorizando o protagonismo estudantil e o compromisso com os direitos humanos, a diversidade e a inclusão.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: gabinete@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br