Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Estudantes do IF Baiano Campus Guanambi participaram do VIII ENNEABI no Amapá
Atualizado em 16 de junho de 2025 às 13:36 horas | Publicado em 16 de junho de 2025 às 13:36 horas

Entre os dias 04 e 06 de junho de 2025, seis estudantes do Instituto Federal Baiano Campus Guanambi participaram do VIII Encontro Nacional de NEABs, NEABIs e Grupos Correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (VIII ENNEABI), realizado no Instituto Federal do Amapá – Macapá. O evento reuniu representantes de diversas regiões do Brasil para debater temas relacionados às questões étnico-raciais, culturas afro-brasileiras e indígenas, políticas afirmativas e educação antirracista.

Representando o grupo de pesquisa HAFROQI – História, Memória e Identidade Afro-Brasileira, Quilombola e Indígena do Sertão Produtivo, os discentes Daniela da Silva Aires (Tecnologia em Agroindústria), Camila Vitoria Costa Ferreira (Licenciatura em Ciências Biológicas), Fernanda da Silva Santos (Licenciatura em Ciências Biológicas), João Vitor dos Santos Ramos (Licenciatura em Ciências Biológicas), Rayany Silva Santos (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Tais Carolane Souza Almeida (Bacharelado em Engenharia Agronômica), sob orientação da professora Daniele de Brito Trindade, apresentaram trabalhos nas modalidades comunicação oral e pôster, abordando temas como saberes quilombolas, culinária ancestral, uso de plantas medicinais nas religiões de matriz africana e práticas de educação antirracista.

Para Camila Vitoria “participar de um evento nacional representando o grupo de pesquisa foi uma experiência transformadora. Como estudante de Ciências Biológicas, percebi a importância de dar visibilidade às produções acadêmicas e ao esforço coletivo. Apresentar o trabalho a um público diverso, receber feedbacks e trocar experiências com estudantes, professores e pesquisadores de várias regiões ampliou minha visão e me motivou ainda mais. Essa vivência reforçou a importância desses eventos na formação acadêmica e pessoal.”

Durante o evento, os estudantes participaram de palestras, oficinas, fóruns de discussão, rodas de conversa e momentos culturais, trocando experiências com discentes e docentes de outras instituições da Rede Federal e de movimentos sociais. Além disso, encontraram docentes de outros campi do IF Baiano, fortalecendo os vínculos institucionais e ampliando o alcance das ações desenvolvidas pelo HAFROQI.

“Participar do VIII ENNEABI, foi uma experiência incrível que vou guardar com carinho para sempre. É difícil colocar em palavras a mistura de emoções que senti lá. Cada fórum, cada oficina, cada projeto compartilhado transbordaram meu coração de tanta emoção. Em cada relato e experiência dividida, eu pude sentir na pele e na alma a urgência e a importância de lutar cada vez mais pelos nossos direitos. O VIII ENNEABI não foi apenas um evento, foi também um marco na minha jornada”, compartilha Taís Carolane.

A qualidade e relevância dos trabalhos apresentados renderam convites para que os estudantes compartilhem suas pesquisas em outros eventos nacionais, reforçando o papel do IF Baiano como um espaço de produção científica e compromisso social com as lutas por equidade racial e valorização dos saberes tradicionais.

Daniela Aires afirma que “representar o grupo de pesquisa em um evento nacional foi uma experiência marcante e transformadora. Como estudante de Tecnologia em Agroindústria, pude compreender, na prática, o quanto é importante dar visibilidade ao que produzimos na academia e valorizar o esforço coletivo. Apresentar o projeto Culinária Ancestral nas modalidades comunicação oral e pôster, compartilhando a riqueza cultural do Sertão Produtivo com pessoas de diferentes regiões, foi algo que me tocou profundamente. Além disso, os convites recebidos para levar essa experiência a outras instituições e as trocas vividas com colegas e pesquisadores me motivaram ainda mais a seguir nesse caminho. Essa vivência renovou meu olhar sobre a extensão, a pesquisa e a construção de uma formação verdadeiramente transformadora.”

A participação foi viabilizada com o apoio do Programa de Apoio à Permanência e Qualidade do Ensino (PROPAC), colegiados de curso, servidores, além de uma campanha de financiamento coletivo (vakinha online), demonstrando o envolvimento da comunidade acadêmica e externa no fortalecimento de iniciativas estudantis com impacto social e cultural.

Com orgulho, o IF Baiano parabeniza os discentes e a professora orientadora, bem como o grupo de pesquisa HAFROQI e todos os pesquisadores envolvidos, pela dedicação, protagonismo e representatividade em um dos maiores espaços de discussão étnico-racial da Rede Federal.

Outras notícias

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: gabinete@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br