No último sábado, 11 de abril, estudantes do 5º semestre do curso de Ciências Biológicas participaram da 4ª Trilha do curso no Parque Estadual da Serra dos Montes Altos (Pesma), a partir do distrito de Mutãs, em Guanambi.
A atividade integrou a disciplina Organografia e Anatomia das Fanerógamas e foi conduzida pelo professor Valter Moura, responsável pela turma no semestre 2026.1.
A aula de campo teve como proposta aproximar os conteúdos teóricos da Botânica da observação prática em ambiente natural. Durante a trilha, os licenciandos puderam analisar diretamente a diversidade vegetal existente no parque, além de observar características morfológicas das plantas e suas interações com o ecossistema local.
De acordo com a proposta da atividade, a experiência buscou proporcionar uma vivência imersiva no ambiente natural do Pesma, contribuindo para a compreensão de temas trabalhados em sala de aula. A iniciativa também reforçou a importância do contato com áreas de preservação ambiental no processo de formação acadêmica dos futuros professores de Biologia.
Além do estudo da vegetação, a aula de campo destacou a relevância da conservação dos ecossistemas locais e o papel das unidades de conservação na proteção da biodiversidade. O parque, localizado em uma das áreas ambientais mais importantes da região, serviu como espaço de observação e reflexão sobre a relação entre ciência, educação e preservação ambiental.
A atividade também contribui para a formação de educadores ambientais com olhar crítico e reflexivo, objetivo apontado na proposta pedagógica da disciplina. Nesse contexto, a trilha se soma a outras ações do curso voltadas à integração entre teoria e prática, fortalecendo a preparação dos licenciandos para atuação futura em sala de aula e em projetos de educação ambiental.












Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br