Coordenador: Bruno Vinícius Castro Guimarães
Telefone: 77 3493-2100 – Ramal: 236
E-mail Coordenador: bruno.guimaraes@ifbaiano.edu.br
E-mail CAE: cae@guanambi.ifbaiano.edu.br
A Política de Assistência Estudantil constitui-se de um conjunto de princípios e diretrizes norteadoras para o desenvolvimento de programas e linhas de ações que favoreçam a democratização de acesso, permanência e êxito do discente no seu processo formativo. Compreendida sob uma perspectiva de universalização do direito a educação e formação integral dos sujeitos, abrange todos os estudantes regularmente matriculados, exceto os auxílios financeiros que serão destinados apenas aos estudantes dos cursos de nível médio e graduação de nível superior. Os programas que integram esta política são:
Estes programas são operacionalizados por meio da concessão de auxílios financeiros parametrados em editais ou por ações de equipes multiprofissionais e serviços. Entende-se que o acesso público e equitativo à educação profissional e tecnológica é objetivo fundamental desta instituição. Implica, portanto, a implementação desta política para viabilizar a permanência e o êxito do estudante.
As atividades ofertadas pela Equipe de Saúde são destinadas a toda comunidade acadêmica, desde alunos dos cursos médios integrados, subsequentes, superiores e pós-graduação, bem como aos trabalhadores da educação. A equipe multidisciplinar, formada por profissionais de enfermagem, da medicina, da odontologia e da administração, mediante prévia avaliação do educando e/ou trabalhador, procede com ações e direcionamentos relativos à necessidade individual, no que concerne ao apoio psicológico, social e fortalecimento da autoestima, além de orientações atinentes à prevenção, promoção, acompanhamento de tratamento clínico e à educação em saúde. Com essas ações, constrói-se uma plataforma de suporte emocional, acolhimento e resgate motivacional. Ainda, procede-se com a técnica da escuta qualificada no atendimento individualizado, associado às visitas familiares, o que, além de favorecer o desenvolvimento singular, promove o cuidado holístico.
Adicionalmente às ações assistenciais, também são realizadas atividades de integração e promoção do ensino e extensão, com o objetivo de promover aos discentes e trabalhadores da educação orientações pertinentes à prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio da construção e fortalecimento da saúde física e psicológica. Neste contexto, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS, são ofertadas à comunidade acadêmica, resgatando os saberes populares, bem como as práticas milenares como a Auriculoterapia e a Fitoterapia.
A Seção de Alimentação e Nutrição visa o fornecimento de alimentação saudável e de qualidade, buscando atender as necessidades dos estudantes durante o seu período escolar, assim colaborando para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
A Psicologia neste espaço atua junto aos alunos, pais e professores, através de atendimentos individuais e/ou em grupo, auxiliando em questões emocionais e comportamentais que podem interferir no processo de ensino/ aprendizagem e nos relacionamentos interpessoais; realiza orientações de estudo e orientações profissionais; trabalha com conflitos relativos aos ciclos de vida; acompanha juntamente com a Equipe Técnico-Pedagógica o rendimento escolar do aluno; pode compor a equipe da Saúde atuando de forma interdisciplinar na prevenção e promoção de temas como sexualidade, drogas, violência, qualidade de vida entre outros; A Psicologia Escolar/Educacional visa ser um agente de mudanças na vida da comunidade escolar colaborando para o acesso, permanência e êxito dos alunos.
O Serviço Social é uma profissão liberal regulamentada pela lei n º 8.662/93, e nesta instituição desenvolve atribuições e competências afins ao campo educacional. Tem como profissional o Assistente Social, que atua na implementação da Política de Assistência Estudantil, junto a outras categorias e desenvolve atividades visando auxiliar os estudantes no acesso aos direitos, seja nesta instituição, seja no encaminhamento deles à rede de políticas sociais públicas. Atua ainda em comissões e núcleos, dando suporte técnico-profissional em questões que visam tanto o bem-estar dos estudantes, como também viabilizando condições – a partir do aparato institucional – para a permanência do estudante na instituição.
(Em breve, mais informações sobre esta seção.)
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br