Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Docentes do campus participaram como organizadores e autores do livro Presença das Humanidades na Rede Federal de Ensino
Atualizado em 28 de julho de 2021 às 12:01 horas | Publicado em 28 de julho de 2021 às 11:41 horas

Os docentes do Campus Guanambi, Guilherme José Mota Silva, de Sociologia, e Paulo Henrique Silva Costa, de Filosofia, participaram como autores e organizadores do livro “Humanidades: da Teoria à Prática Docente”. A obra, apoiada pela Chamada 07/2020 da Pró-reitoria de Extensão do IF Baiano, já se encontra disponível para download de forma gratuita. Também participaram do livro os professores Adelino Ferreira, do Campus Itaberaba, e Francis Mary Soares Correia da Rosa, do campus Xique-Xique.

A publicação tem o objetivo de promover reflexões sobre a presença e o papel das humanidades dentro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), em especial, nos Institutos Federais (IFs) e no Centros Federais (CEFETs). Nesse sentido, a obra contou com a colaboração de docentes de Minas e do Paraná.

 “O livro foi pensado para cobrir uma lacuna importante dentro da Rede Federal de Educação, a saber, compreender com clareza o papel e a presença das humanidades dentro da Rede e sua efetiva contribuição na formação dos alunos”, disse o professor Paulo.

A obra é destinada especialmente a professores e pesquisadores das áreas de humanidades do Ensino Básico, principalmente da Rede Federal, e conta com 9 artigos científicos distribuídos em pouco mais de 220 páginas. Produziram os conteúdos mestres e doutores dos campi Itaberaba, Guanambi, Serrinha e Xique-Xique, bem como professores do Instituto Federal da Bahia (IFBA), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Segundo o professor Paulo, diante no cenário atual, de mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornou-se ainda mais necessário um esclarecimento teórico e prático do papel das humanidades dentro da Rede. “Por se tratar de um problema que afeta também todo o currículo das humanidades, convidamos alguns colegas de outras instituições para contribuírem nas áreas de História e Geografia”, comentou.

Os interessados em baixar o conteúdo gratuitamente ou até mesmo realizar a leitura on-line dos artigos estruturados em capítulos do livro, podem ter acesso escrevendo no buscador de internet o nome da obra: “Humanidades: da Teoria à Prática Docente” ou acessando o site da editora responsável pela publicação da obra (clique aqui). O conteúdo impresso também pode ser encomendado no site da editora pelo valor de R$ 56,00.

O livro Humanidades: da Teoria à Prática Docente “serve também para reflexões dentro da própria rede federal e fora dela. A partir dessa experiência é possível vislumbrar outras ações integradas das humanidades no Instituto como encontros, colóquios, grupos de trabalho e futuras coletâneas reunindo mais colaboradores”, comenta o professor Adelino Ferreira sobre perspectivas futuras.

Baixo o livro gratuitamente (clique aqui).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: gabinete@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br