Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Fertilizante orgânico: professor usa minhocas como alternativa para produção agrícola
Atualizado em 6 de fevereiro de 2020 às 8:09 horas | Publicado em 18 de agosto de 2016 às 14:04 horas

O projeto difunde a prática em ambientes fechados, gerando educação ambiental ao proporcionar a reciclagem de resíduos sólidos orgânicos.

A fim de retomar atividades de minhocultura no Campus Itapetinga, o professor Ricardo Santos está coordenando o projeto “Criação de minhocas como instrumento de geração de renda e educação ambiental entre pequenos agricultores de Itapetinga”. O projeto difunde a prática em ambientes fechados, gerando educação ambiental ao proporcionar a reciclagem de resíduos sólidos orgânicos.

“O nosso foco maior são os pequenos produtores rurais da região, que poderão obter benefícios com a comercialização e a utilização  do húmus de minhoca na agricultura, o qual pode ser produzido utilizando resíduos sólidos vegetais obtidos localmente” , disse o professor.

Para os estudantes do curso Técnico em Agropecuária, participar do projeto é uma oportunidade de aprender na prática conceitos de sala de aula, além de despertar para iniciação científica. “Minhocas são seres muito complexos do que simples iscas de pescaria, diferente do que eu pensava antes de participar do projeto”, disse o estudante Israel Peixoto.
“Me sinto engajada com as propostas provenientes do meu campus, estimula o estudo e conhecimento de idéias e práticas que até então eu desconhecia, além do trabalho em equipe. Eu posso estar trabalhando e disseminando novas alternativas aos agricultores da cidade de Itapetinga”, acrescentou Larissa Peixoto.
Já Natália Silva, ex-aluna do curso e bacharelanda em Biologia na UESC, disse que aprendeu que “há um mundo muito vasto para conhecermos na iniciação científica, e quando temos contato com esse conhecimento, temos contato com uma realidade bem diferente, a forma com que meus olhos viam o mundo mudaram”.
O projeto está ligado ao grupo de pesquisa doCNPq, Agricultura Familiar e Desenvolvimento Territorial. Desde 2014, algumas ações de capacitação já vem sendo realizadas com os pequenos produtores locais. E outras atividades, fomentadas pela Pró-Reitoria de Extensão, já estão previstas junto a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Itapetinga.
Fotos: Solange Mendes da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000

Tel.: (77) 3261-2213
E-mail: gabinete@itapetinga.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br