Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Retrospectiva: três ações que promoveram cuidado à comunidade do IF Baiano em 2020
Atualizado em 28 de janeiro de 2021 às 10:28 horas | Publicado em 28 de janeiro de 2021 às 10:28 horas

.

Durante o ano de 2020, IF Baiano realizou ações que promoveram cuidado e atenção aos servidores e estudantes da instituição e que foram fundamentais num período marcado pela pandemia do novo coronavírus e pelas decorrentes medidas de distanciamento social, teletrabalho e reconfiguração de processos administrativos e pedagógicos. Tais fatores geraram mudanças significativas nas rotinas produtivas e nas relações interpessoais de toda a comunidade acadêmica.

Relembre agora três iniciativas que dedicaram atenção especial às pessoas que constituem o IF Baiano em 2020:

  1. Psicólogos do IF Baiano unidos em prol do cuidado emocional durante a pandemia

Diante do cenário de mudanças, incertezas e medos, resultado da pandemia global, os psicólogos do IF Baiano se uniram e desenvolveram uma série de iniciativas de suporte psicológico e incentivo ao cuidado emocional para a comunidade acadêmica, alertando sobre a importância de cuidar da saúde mental diante das novas configuração de vida. Uma das iniciativas foi a realização de lives nas redes sociais. Segundo o coletivo de psicologia do Instituto, as lives tiveram bom retorno dos alunos, que participaram fazendo perguntas e tirando dúvidas. 

O grupo disponibilizou também o e-mail psicologos@ifbaiano.edu.br para acolher dúvidas e desabafos dos estudantes e dar orientações mais específicas.

  1.  Parceria promove ciclo de atividades sobre trabalho em tempos de distanciamento social  

Durante o segundo semestre de 2020, a unidade SIASS do IF Baiano, em uma ação conjunta com os profissionais que atuam na área de gestão de pessoas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do Instituto Federal da Bahia (IFBA), da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e do Ministério da Saúde da Bahia, realizaram o ciclo de atividades “Qualidade de vida no trabalho em tempos de distanciamento social”. 

Dentre as ações, foram promovidas palestras, com transmissão online, sobre temas como “Pandemia COVID-19 e Trabalho: cuidados e vigilância à saúde dos trabalhadores” e “Perspectivas sobre as novas configurações do trabalho no serviço público a partir da pandemia”.  As atividades foram transmitidas pelo canal UFRB TV na plataforma YouTube.  

3. IF Baiano comemora Dia do Servidor com evento online 

Assim como a maioria dos eventos realizados em 2020 no IF Baiano, o Dia do Servidor Público também foi comemorado em formato virtual, com uma atividade promovida pela Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (Coasq – IF Baiano). O evento teve abertura com participação do reitor Aécio José Duarte, que, em saudação aos servidores, ressaltou a importância do cuidado com o outro, com a instituição e consigo (autocuidado) durante o período pandêmico.

Mesmo com o formato não presencial, o evento conseguiu promover integração entre os servidores participantes trazendo uma prática de mindfulness, orientada pela psicóloga Franciane Morais. A técnica é voltada para o desenvolvimento da habilidade da atenção plena, a qual, segundo a psicóloga, pode ajudar a lidar com situações difíceis, pois auxilia no desenvolvimento de atitudes de compaixão, por si e pelo outro, de aceitação e de autoconhecimento. 

O evento foi encerrado com apresentações culturais em vídeo gravadas por servidores e estudantes da instituição.


Matéria Ascom disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/retrospectiva-tres-acoes-que-promoveram-cuidado-a-estudantes-e-servidores-em-2020/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br