Campus Valença está mobilizado para a implantação do Projeto Mulheres Mil
Atualizado em 6 de outubro de 2011 às 14:10 horas | Publicado em 5 de outubro de 2011 às 14:55 horas

O Campus Valença aceitou o desafio de participar do Projeto Mulheres Mil e já está promovendo ações que viabilizam o diagnóstico na comunidade local das mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica que podem e querem participar do programa. A meta é garantir o acesso à educação profissional, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica da região do Baixo Sul da Bahia, para que essas mulheres consigam melhorar a qualidade de suas vidas e de suas comunidades. Para tanto, a equipe responsável pela estruturação do projeto dentro do campus já esteve em contato direto com líderes de bairro, cooperativas de associações da comunidade local.

A previsão para o período de inscrições é para a primeira quinzena do mês de novembro e o início das atividades com as alunas está programado para o mês de dezembro ainda deste ano.

O Projeto Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos da educação, cidadania e desenvolvimento sustentável. Ainda compõe o conjunto de prioridades, a promoção da eqüidade de gênero, combate à violência contra mulher e acesso à educação.  Entre as metas estabelecidas estão à erradicação da extrema pobreza e da fome, igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres e garantia da sustentabilidade ambiental.

Executado em sistema de cooperação entre os governos brasileiro e canadense, no Brasil, o Projeto é implementado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro (AI/GM), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), os Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets), Escola Técnica Federal, Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (Redenet) e o Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Concefet). O governo canadense é representado pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA/ACDI) e a Associação do Colleges Comunitário do Canadá (ACCC) e Colleges parceiros.

Interessados podem entrar em contato com as Professoras Carla Nascimento e Elielma Fernandes, no telefone: (75) 3641 -3511/3512; no próprio Campus situado a: Rua Glicério Tavares, S/N – Bate Quente Valença, Ba. CEP: 45.400-000; ou através dos e-mails: carla.nascimento@ifac.edu.br; elielma.fernandes@valenca.ifbaiano.edu.br.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000