Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Última atualização: 06/03/2024 - 10:57 horas | Data de publicação: 10/04/2023 - 14:40 horas

Conheça um pouco sobre a CPA

O que é CPA?

A Comissão Própria de Avaliação – CPA, instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, conforme previsto na lei nº 10861/2004, tem como uma das suas principais atribuições a implantação e o desenvolvimento de processos de avaliação institucional. A CPA é portanto um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa, no âmbito dos aspectos avaliativos das áreas acadêmica e administrativa, que integra SINAES e atende ao PDI do IF Baiano quanto aos níveis e modalidades de ensino.

O que a CPA avalia?

A comissão avalia aspectos estruturados em cinco eixos e dez dimensões. Por meio de questionários, rodas de conversa e visitas in loco destinados a comunidade acadêmica e local:

O que é a Autoavaliação ou Avaliação Interna?

A Avaliação Interna ou Autoavaliação é um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, refletindo sobre seus processos internos e externos, visando melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

Quais são os princípios da Autoavaliação?

A Avaliação Interna tem como principais objetivos produzir conhecimentos aprimorados, questionar o conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus principais problemas, aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação com outros atores institucionais, aproximar-se da comunidade, desempenhar um papel científico e social e gerir informações que serão prestadas a sociedade. É um instrumento valioso para tomada de decisões na instituição em todos os seus seguimentos.

De que é composta a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação é composta de duas estruturas: a CPA Central e a CPA Local. A CPA Central organiza, planeja e assessora todo o processo de Autoavaliação. Já a CPA Local, presentes em todos os campus do IF Baiano conduz os processos, coletando informações e enviando para Central elaborar os relatórios parciais e finais.

Quem são os membros da CPA?

As comissões são formadas por membros eleitos de diversos seguimentos: docentes, técnicos administrativos, discentes de nível superior e médio/técnico, além da sociedade civil. Cada categoria elege seus representantes que deverão compor as comissões nos campus.

Como a CPA desenvolve seus trabalhos?

A Comissão atua através da aplicação de questionários de avaliação institucional, rodas de conversas e visitas in locus entre outros instrumentos.

Quem pode responder os questionários elaborados pela CPA?

Todo o corpo docente, discentes e técnico administrativo, bem como a sociedade civil organizada pode e deve preencher os formulários de autoavaliação quando solicitados pela CPA. Desta maneira a instituição poderá conhecer de uma forma mais global como está desempenhando suas funções em todos os aspectos.

Porque a participação das diversas categorias é importante?

Porque é através das informações obtidas com o processo de avaliação e autoavaliação que a instituição IF Baiano consegue perceber quais são os aspectos que precisam melhorar e onde está obtendo êxito na sua realização. Corroborando, assim, para melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade.

Como posso ter acesso aos relatórios elaborados pela CPA?

Todos relatórios da CPA estão disponíveis no site do IF Baiano através do link: https://ifbaiano.edu.br/portal/comissoes/comissao-propria-de-avaliacao

Ainda tem dúvidas? Quer saber mais? Gostaria de dar sua sugestão?

Entre em contato conosco: E-mail – cpa@valenca.ifbaiano.edu.br

Ações da CPA

Comissão Própria de Avaliação – CPA – Local apresenta resultados da Avaliação Institucional 2023 a servidores – A reunião aconteceu no dia 07/02, no auditório do campus Valença

Dia “D” CPA: Discentes e Servidores – O objetivo do evento foi proporcionar um diálogo mais próximo entre a Comissão Própria de Avaliação, os discentes e os servidores.

CPA inicia novo ciclo de avaliação institucional – Neste ciclo, o que está sendo avaliado é a Infraestrutura Física (Dimensão 7 do Eixo 5)

CPA – Valença EM AÇÃO! – I Encontro da CPA com os discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológica

III Encontro de CPAs – O evento reuniu membros das Comissões Próprias de Avaliação dos 10 campi do IF Baiano que ofertam cursos superiores.

IF Baiano – Campus Valença » Comissão Própria de Avaliação – CPA – promove encontro com discentes do curso de Ciências Biológicas

Documentos importantes

Portaria 88/2023