O curso de Educação Profissional em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Valença visa qualificar técnicos ambientais para atuarem na gestão, avaliação, monitoramento e educação ambiental, capazes de atuar junto a instituições públicas, privadas e do terceiro setor no desenvolvimento de atividades relacionadas ao diagnóstico, controle e conservação de recursos naturais. O curso busca contribuir no enfrentamento das diversas questões relacionadas ao meio ambiente humano e não humano existentes no Baixo Sul e demais territórios, considerando os contextos sociais, econômicos, culturais e os arranjos produtivos, com incidência no planejamento, execução, acompanhamento, fiscalização e orientação de diferentes fases de programas, políticas e projetos ambientais. É um curso comprometido com a formação ética, cidadã e crítica e com a diversidade humana e ambiental envolvida nos diferentes territórios da região.
O Curso de Educação Profissional em Meio Ambiente é de nível médio técnico, possui forma de desenvolvimento na modalidade Subsequente (pós ensino médio), com organização semestral. Sua unidade didática é executada semestralmente, com duração de 04 (quatro) semestres (ou 2 anos). A carga horária do Curso está distribuída em 1.260 horas/aula e 150 horas para o estágio curricular, totalizando carga horária de 1.410 horas.
Ao longo da formação, o Curso possibilitará que o estudante desenvolva atividades teóricas e práticas que, além da aplicação e da ampliação dos conhecimentos adquiridos, promovam a interdisciplinaridade e o trabalho em equipe. A articulação entre atividades curriculares teóricas e práticas é construída por meio de:
– Visitas técnicas: objetivam o conhecimento dos processos produtivos industriais, da gestão ambiental adotada pelos sistemas produtivos, do conhecimento de sistemas de tratamento de água e resíduos sólidos, da interpretação de fenômenos e paisagens ambientais e das tecnologias utilizadas para a minimização das alterações nos diferentes compartimentos ambientais;
– Atividades de campo e expedições territoriais: objetivam a observação do ambiente, a coleta de amostras ambientais em diversos compartimentos e a utilização de equipamentos para a obtenção de dados ambientais in loco, como pH, temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade e turbidez, aplicação de protocolos de avaliação e diagnóstico ambientais, experimentações, implantação de protótipos tecnológicos e interpretação de dados técnicos;
– Atividades de laboratório: objetivam a execução de análises de amostras ambientais coletadas nas atividades de campo, e o posterior estudo comparativo dos resultados obtidos com as legislações aplicáveis.
O Técnico em Meio Ambiente, formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Valença estará capacitado a atuar nas áreas de Gestão, Avaliação, Monitoramento e Educação Ambiental, com foco na melhoria da qualidade de vida da população e ampliação da percepção sobre a importância da conservação e recuperação ambiental. Especificamente, o técnico em meio ambiente está apto ao exercício profissional no campo socioambiental e aplicar conhecimento associados a:
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br