Abertas inscrições para tecnólogos-sanduíche no Canadá
Atualizado em 7 de fevereiro de 2012 às 12:52 horas | Publicado em 16 de janeiro de 2012 às 21:25 horas

Estudantes pré-selecionados pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica têm até o dia 17 de fevereiro para acessar o formulário de inscrição, disponível no site do programa Ciência sem Fronteiras (www.cienciasemfronteiras.gov.br), e enviar a documentação necessária. Em 2012, até 500 estudantes receberão bolsa e terão oportunidade de cursar disciplinas e estagiar em instituições canadenses.

Para se candidatar, é necessário atender aos requisitos especificados no edital, que incluem proficiências em língua inglesa ou francesa, em nível intermediário. As candidaturas são para alunos de cursos superiores de tecnologia nas seguintes áreas temáticas: Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Produção Industrial, Infraestrutura, Tecnologia de Defesa, Produção Alimentícia, Design de Produto, Recursos Naturais, Tecnologia de Segurança Pública e Saúde.

A permanência do aluno no país de destino será custeada pelo Programa Ciência sem Fronteiras, que arcará com os custos referentes às taxas escolares, seguro saúde, alojamento e refeições oferecidos pelas instituições canadenses. Serão concedidos auxílios mensais para despesas pessoais (US$ 300,00) e auxílio deslocamento ou passagem aérea (Brasil/Canadá/Brasil). Caso a instituição canadense não ofereça alojamento e refeições, serão pagos os custos das taxas escolares e ainda será concedida bolsa no valor de US$ 870 mensais. Se desistir do curso, o estudante deverá ressarcir o governo brasileiro.

O intercâmbio será realizado pelo período de 12 meses, sendo três meses para aperfeiçoamento no idioma (inglês ou francês), seis meses dedicados aos estudos em tempo integral e até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria instituição de ensino.

Inscrições – as inscrições serão realizadas no período de 10 de janeiro a 17 de fevereiro. De acordo com o edital, o candidato deverá realizar a inscrição no site do programa Ciência sem Fronteiras e enviar a documentação necessária somente depois de pré-selecionado pela instituição da Rede. O resultado será divulgado no dia 17 de abril.

Ciência sem Fronteiras – o programa é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos.

O Ciência sem Fronteiras é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), respectivamente. No caso do edital específico para as instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o programa conta com o apoio da Association of Canadian Community Colleges (ACCC).

Mais informações no portal do Programa Ciência sem Fronteiras (www.cienciasemfronteiras.gov.br).

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença