IFBaiano Câmpus Valença participa do Seminário de Nivelamento Conceitual para Mobilização do Cultivo do Dendê
Atualizado em 30 de maio de 2012 às 20:16 horas | Publicado em 14 de maio de 2012 às 0:42 horas

O IFBaiano, Câmpus Valença participou, na última semana, do  Seminário de Nivelamento Conceitual para Mobilização do Cultivo do Dendê, realizado no auditório do IFBA- Campus Valença, promovido pela Petrobras Biocombustível (PBIO) e organizadora composta por David Gomes Leal- Gerente na Bahia,  Jaqueline Ayres- Engª Agrônoma , Jeosafira Chagas- Consultora.

O Câmpus Valença foi representado, na mesa de abertura, pela profª. Adailde do Carmo Santos, que informou aos representantes das Instituições presentes a intenção do IFBaiano em dar sua contribuição social através da formação de técnicos especializados para atender a demanda da cadeia produtiva do dendê, através do o Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobras (PFRH), uma parceria IFBaiano com a Petrobras.

Estiveram presentes do Evento representantes das Cooperativas de Produtores Rurais dos municípios de Nazaré, Muniz Ferreira, Jaguaripe, Aratuipe, São Filipe, Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Itubera, Igrapiuna e Camamu; Central das cooperativas (CCES), Central das Associações da Agricultura Familiar de Valença e região Baixo Sul, Federação das Associações da região do Orobó, Federação das Associações do Jequiriça, Núcleo do Território Baixo Sul, MDA, CEPLAC, OCEB, ASCOOB, IFBAIANO, IFBA, Banco do Nordeste, Banco do Brasil , Agrovida, além dos onze técnicos(as) agrícolas contratados(as) para prestar assistência técnica aos 1100 agricultores familiares da região, filiados as cooperativas que assinaram contratos de produção com a PBIO.

Segundo Instituições presentes no Seminário a inserção do IFBaiano na cadeia produtiva do dendê será valiosa, já que a formação de técnicos especializados na área de biocombustível contribuirá sensivelmente para o desenvolvimento da região.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000