Estudantes do IF Baiano Campus Valença fazem ocupação
Atualizado em 24 de agosto de 2012 às 11:45 horas | Publicado em 21 de agosto de 2012 às 2:45 horas

Estudantes do Instituto Federal Baiano – Campus Valença na manhã do dia 20 de agosto, realizaram ocupação do campus, paralisando as atividades oferecidas a fim de pressionar o governo a reabrir as negociações com o sindicato dos professores e dos técnicos-administrativos em educação, bem como o atendimento das reivindicações, contribuindo para por fim na greve dos servidores que já caminha para o seu segundo mês.

O movimento foi organizado pelo Grêmio Estudantil da referida unidade e começou por volta das 7 horas da manhã, quando os estudantes impediram a entrada dos servidores trancando o portão central do campus, o ato iniciou com uma alvorada de fogos, apitaço e a colocação de faixas pedindo agilidade por parte do governo para que sejam atendidas as reivindicações dos grevistas. Ainda pela manhã, os estudantes realizaram uma panfletagem local explicando a comunidade sobre o referido movimento.

Participou também do movimento a representação da FEAB (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil) que está realizando o 55º Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia na UFRB em Cruz das Almas com estudantes de todo o país. Durante todo o dia aconteceram aulas públicas e debates referentes à situação da educação no País, bem como a importância do movimento estudantil no contexto da escola.

Em estado de mobilização desde o dia 16 de julho, os estudantes encaminharam na manhã do dia 20/08 um documento ao Magnífico Reitor do IF Baiano, pedindo a implantação de uma mesa de negociação permanente entre o movimento estudantil do IF Baiano e a Reitoria, bem como a agilidade no processo de transferência das antigas EMARC’s para o MEC e a transformação da mesma em Unidade Gestora.

O Diretor de Administração e Planejamento do Campus, Fábio Sá B. Nogueira, representando a Direção Geral, acompanhou toda a manifestação e ressaltou que o “movimento foi pacífico, sem causar prejuízos ao patrimônio público do Instituto Federal.”

No final da tarde os estudantes farão uma nova assembléia para avaliar o movimento realizado hoje e decidir quais serão os próximos passos a serem tomados.

Ascom/Valença

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença