Espécie típica da Mata Atlântica é resgatada no campus de Valença
Atualizado em 8 de outubro de 2012 às 13:57 horas | Publicado em 20 de setembro de 2012 às 14:52 horas

Os animais foram depositados provisoriamente no laboratório do campus.

No último dia 19 de setembro no campus de Valença, durante trabalhos limpeza das áreas verdes do campus, funcionários avistaram três serpentes da espécie Boa constrictor, as quais foram resgatadas pelos mesmos sob a supervisão do professor Tasso Lima, biólogo e professor do Campus. Os animais foram depositados provisoriamente no laboratório do campus para posterior registro de ocorrência, biometria e soltura em seu habitat natural. Na ocasião, estudantes entusiasmados do curso subsequente em Meio Ambiente tiveram oportunidade de visualizar de perto e aprofundar seus conhecimentos em contato com os animais em uma aula prática. O professor afirmou que a espécie é típica da Mata Atlântica e que é comum a sua ocorrência em ambientes antrópicos e degradados, onde costuma alimentar-se de roedores. Adicionalmente, salientou a importância da região na qual se localiza o campus para fins de conservação ambiental, já que abriga uma fauna representativa de vertebrados terrestres, incluindo anfíbios e répteis, em especial. Conclui que a ocorrência de animais silvestres no entorno do campus sugere necessidade de estudos e oportuniza aos estudantes a iniciação científica com foco em biodiversidade e sensibiliza os servidores quanto à importância da conservação da natureza.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000