Campus Valença realizará evento do Karatê-Do Tradicional Cidadão.
Atualizado em 10 de setembro de 2014 às 16:41 horas | Publicado em 11 de novembro de 2013 às 23:29 horas

No dia 1o de dezembro, às 11 horas, acontecerá, no Campus Valença, a realização do II Exame de Faixa dos estudantes do Projeto Karatê-Do Tradicional Cidadão.

Em 11/11/2013 às 20h15

No dia 1o de dezembro, às 11 horas, acontecerá, no Campus Valença, a realização do II Exame de Faixa dos estudantes do Projeto Karatê-Do Tradicional Cidadão. Serão 38 estudantes (entre 9 e 15 anos) a serem examinados pela diretoria técnica da Federação de Karatê-Do Tradicional da Bahia (localizada em Salvador).

“Este exame de graduação de faixas é a culminância do esforço dos nossos alunos em aprimorarem a execução de suas técnicas bem como a lapidação do espírito do karatê-do tradicional ratificando, com isso, os princípios filosóficos dessa arte marcial chamado de Dojo-Kun: esforçar-se para a formação do caráter, fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão, criar o intuito de esforço, respeito acima de tudo, conter o espírito de agressão”, afirma Cleber Figueiredo, professor de educação física e um dos organizadores do evento.

O evento será realizado pelo Instituto Federal Baiano (Campus Valença), em parceria com a Associação de Karatê-Do Tradicional Ação e a Prefeitura de Valença através da Secretaria de Promoção Social, e contará com a presença de familiares dos alunos e comunidade do município.

Sobre o Projeto – Idealizado no primeiro semestre de 2012, ele começou com estudantes regulares do campus e servidores do Instituto. Depois, foi firmado um convênio com a Prefeitura de Valença: IF Baiano com cessão de espaços para aula e lanche e liberação de professor e Prefeitura com aquisição de Kimonos, fornecimento de lanche para estudantes, pagamento dos exames de faixa, deslocamento e alimentação para examinadores e disponibilização da equipe multidisciplinar do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) para matricular e acompanhar estudantes.

São oferecidas 80 vagas para ambos os sexos de nove a quinze anos. Para participar, eles devem residir nos bairros de atuação do CRAS, estarem matriculados no ensino básico, cadastrados em projetos sociais já desenvolvidos pela Prefeitura de Valença e terem frequência mensal no Projeto de, no mínimo, 75%

cartaz

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença