Estudante do Campus Valença é selecionado para conduzir a Tocha Olímpica
Atualizado em 18 de maio de 2016 às 18:51 horas | Publicado em 18 de maio de 2016 às 14:12 horas

A tocha olímpica é um importante símbolo olímpico e sua origem é da Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Na atualidade, em cada edição olímpica, a tocha é acesa meses antes do início, no local dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, nas ruínas de Olímpia e segue para o país-sede e circula pelas cidades em forma de revezamento até um dia antes da cerimônia de abertura dos jogos.

Ao longo do tempo manteve-se a tradição de transportar a tocha Olímpica com um revezamento por terra até a cidade-sede, mas em várias edições a tradição teve que ser adaptada por fatores geográficos ou por motivos de espetáculo.

O modelo da tocha olímpica brasileira é um dos mais belos de todas as edições e vai passar por mais de 300 cidades em um total aproximado de 20 mil km, com quase 15.000 condutores.

A tocha olímpica também passará por Valença, sendo conduzida pelas principais ruas da Cidade, o Campus Valença do IF Baiano, por ter conseguido uma melhoria nos seus índices acadêmicos, foi selecionado para promover um concurso de redação sobre os jogos olímpicos para seleção de um estudante da instituição para condução da tocha em um trecho da cidade, representando o Campus. Foi selecionado o estudante Ian Santos de Sousa do 3° Ano do Curso Técnico em Agroecologia com a redação “Jogos Paraolímpicos e Inclusão Social”.

O destino final do revezamento, nem passará atualmente, será o Maracanã, no Rio de Janeiro, dia 5 de agosto, quando a tocha será usada para acender a pira olímpica durante a abertura dos Jogos.

Em anexo segue sua redação original e após digitalizada.

Jogos Paralímpicos e Inclusão Social

Há quem diga que o esporte é destinado somente ao modelo convencional, no qual, os atletas não apresentam nenhuma dificuldade ou necessidade especial. Atualmente, o esporte não é mais barreira que seleciona “a dedo” seus integrantes, todos podem participar independentemente de suas dificuldades.

Os jogos paralímpicos englobam 22 modalidades esportivas. Atletas de todo o mundo disputam por seu país em busca de medalhas de ouro, prata e bronze. Essa categoria olímpica destaca o avanço da inclusão social nos meios esportivos.

Sabe-se que, para atletas disputarem as diversas modalidades é preciso acessibilidade. Os países possuem equipamentos tecnológicos essenciais para realizar treinamentos, testes, fator que representa a ascensão tecnológica ao longo dos anos.

O esporte é um veículo fundamental para a sociedade. Com ele, as pessoas buscam saúde, lazer, superação. Nessa perspectiva, observa-se que modalidades especiais de esporte possibilitam interação social, bem-estar e até mesmo tratamentos.

Em 2016 ocorrerá as Olimpíadas no Brasil. É uma grande oportunidade para atletas do esporte convencional, contudo, os Jogos Paralímpicos também abrirá participação de mais de 4000 atletas, segundo o site Rio 2016, fato que viabiliza a participação dos mais variados atletas, possuindo eles necessidades especiais ou não.

O esporte é bem que deve estar disponível a todos. Atletas com necessidades especiais sofrem preconceito por sua condição, embora, suas habilidades ao modelo adaptado serem igualmente comparados ao convencional. Os Jogos Paralímpicos representam a chave para a inclusão social por envolver pessoas de todos os meios, sabe-se também que todo o Brasil tem grandes chances de adquirir medalhas.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000