SABORES QUILOMBOLAS DO BAIXO SUL
Atualizado em 3 de julho de 2018 às 19:47 horas | Publicado em 22 de maio de 2017 às 17:25 horas

Sabores quilombolas do Baixo Sul é produto do projeto de pesquisa “COZINHA QUILOMBOLA: Resgate de Receitas Tradicionais em Comunidades Quilombolas do Baixo Sul da Bahia” desenvolvido no âmbito do Programa Primeiros Projetos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. O projeto foi desenvolvido em comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares em municípios do Baixo Sul da Bahia e objetivou investigar aspectos da culinária de comunidades tradicionais.

Este trabalho objetiva levantar receitas que fazem parte da memória das comunidades visitadas, não buscando – necessariamente – pratos endêmicos, mas sim indicações que foram passadas de geração em geração, registrando os modos de fazer ligados à identidade daqueles lugares. A escolha das receitas ficou a cargo dos moradores, geralmente por meio de decisão coletiva. A participação dos pesquisadores deu-se através de orientação, visando trazer pratos que refletissem a identidade quilombola de cada localidade, permitindo a valorização desses grupos étnicos, bem como o seu fortalecimento identitário.

Além de trazer reflexos da culinária de cinco comunidades quilombolas do Baixo Sul Baiano, este livreto contém, ainda, um breve texto que apresenta alguns de seus aspectos geográficos, sociais e culturais. Contém ainda fotografias que buscam registrar elementos que refletem a identidade de cada lugar.

Os Autores

Sabores quilombolas do Baixo Sul – Publicação