Alunos do Campus Valença participam da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia.
Atualizado em 12 de março de 2018 às 17:55 horas | Publicado em 12 de março de 2018 às 17:50 horas

Alunos do IF Baiano Campus Valença  participam da Febrace, Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, com o projeto Colibri , controle remoto para pessoas com limitação visual baseado em reconhecimento e interpretação de comandos de voz. Eles estão concorrendo ao prêmio Votação Popular e você pode ajudá-los a vencer acessando o link através da sua conta pessoal do facebook e votando.

Link do projeto: http://febrace.org.br/virtual/2018/ENG/4/

Resumo (Poster)

O mundo moderno vive em uma constante evolução tecnológica. Hoje, mais do que nunca, temos acesso a tecnologias suficientemente avançadas para proporcionar independência e autonomia a grande parte das pessoas, principalmente àquelas que possuem limitações físicas. Nesse contexto, surgem as tecnologias assistivas que, segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência, nada mais são que: produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Aplicar o uso de recursos tecnológicos para beneficiar os portadores de necessidades especiais é extremamente necessário e propício para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária. Este projeto visa melhorar o manuseio de aparelhos televisivos a partir da criação de um controle chamado “CoLiBRI: Controle remoto para pessoas com limitação visual baseado em reconhecimento e interpretação de comandos de voz”. Este, por sua vez, como o próprio nome diz, reconhece comandos de voz do usuário e envia para a televisão, tornando-se uma ferramenta extremamente útil para pessoas com deficiência visual, por proporcionar independência e autonomia destas. Apesar da ênfase do controle apresentado ser específica para aparelhos televisivos, é importante salientar que este dispositivo também pode ser configurado para controlar outros aparelhos eletrônicos que, do mesmo modo, também se utilizam de controles remotos, tais como: rádios, ar condicionados, portões eletrônicos, vídeo games, aparelhos de DVD/Blu-Ray, entre outros.

Conheça o projeto: https://youtu.be/pbP0oQ_gGYw

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença