Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano



Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Projetos do IF Baiano Campus Valença Selecionados Para Apresentação em Evento Internacional de Educação e Fórum Social Mundial 2018
Atualizado em 12 de março de 2018 às 18:59 horas | Publicado em 12 de março de 2018 às 18:58 horas

Três projetos desenvolvidos no Campus Valença foram selecionados para apresentação no IV Colóquio Latinoamericano Colonialidade / Decolonialidade do Poder/Saber/Ser: abordagens pedagógicas transformadoras, evento integrante da programação do Fórum Social Mundial 2018.

O IV Colóquio… é uma iniciativa de diversas universidades da América Latina, criado com o fito de fortalecer uma rede de instituições voltadas para a formulação de saberes que gerem uma agenda permanente de avanços nas questões latino-americanas, partindo de uma visão decolonial. O encontro está integrado à programação do Forum Social Mundial 2018, que tem por tema ‘Resistir e Criar. Resistir é Transformar”, que será em Salvador.

A pesquisa de iniciação científica júnior  “Ver o verde sagrado: ilustração científica em uma comunidade tradicional do Baixo Sul da Bahia”,  e os projetos de extensão “Traço Afro: ilustração científica e saberes negros” e o “Imagens Afirmativas: visualidades da cultura negra de um território tradicional do Baixo Sul” foram três das 65 propostas de comunicação oral selecionadas para apresentação e publicação.

Todos os projetos vêm sendo realizados no âmbito do ensino médio integrado ao curso técnico em Agroecologia, em parceria com o Terreiro Caxuté, situado no distrito rural de Cajaíba, município de Valença, e contam com o apoio dos programas institucionais do IF Baiano para fomento de Pesquisa (PIBIC EM) e da Extensão.

Os projetos têm abordagens diferentes, mas carregam características comuns, pois são fundamentados na problematização da relação do Instituto Federal e das demais agências de formação acadêmica com a produção de conhecimento nas comunidades negras tradicionais da região. A pesquisa vem centrando esforços para conhecer e documentar visualmente as plantas sagradas, ao mesmo tempo em que, pela Extensão, os contextos comunitários se articulam produzindo coletivamente visualidades e registros afirmativos de sujeitos coletivos e seus saberes/fazeres.

Apoiados pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Valença, os trabalhos assumem temáticas caras como a sustentabilidade ambiental, o racismo científico, epistemicídio, identidade, intolerância religiosa, bem como o histórico e a luta das populações negras rurais do Baixo Sul. As técnicas artísticas operam como meio sensível de conhecer e documentar as realidades, trabalhando as sensibilidades e diferenças no processo de investigação científica e intervenção social. É na interseção desses relacionamentos que se articulam novos saberes e caminhos para a produção de um conhecimento não hierarquizado, em que prevalece a visão solidária e afirmativa entre os diferentes sujeitos envolvidos.

As atividades vêm reunindo cerca de 16 jovens estudantes dos cursos técnicos de Agroecologia e Agropecuária do Campus Valença desde outubro de 2017 e ocorrem sob orientação da profa. Dra. Nelma Barbosa e apoio do servidor técnico-administrativo Natanael Silva.

O quê : Projetos do IF Baiano Campus Valença selecionados para apresentação    em evento internacional de Educação e Fórum Social Mundial 2018

 Onde: Salvador, Bahia

Quando: 09 a 17 de março de 2018

Contato: 71- 99136-2199 ( Profa Dra. Nelma Barbosa) ou nelma.barbosa@ifbaiano.edu.br

Mais informações:

https://wsf2018.org/atividades/iv-coloquio-latinoamericano-colonialidade-decolonialidade-do-poder-saber-ser/

https://decolonialidadebah.wixsite.com/ivcoloquio/2a-circular-1

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000

Tel.: (75) 3641-5270 / 3641-4686 / 3641-2053
Diretor: Geovane Lima Guimarães
E-mail: gabinete@valenca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br