Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano



Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano – Campus Valença oferta 50 vagas em cursos FIC das áreas de programação e Libras
Atualizado em 7 de dezembro de 2021 às 16:18 horas | Publicado em 17 de agosto de 2021 às 13:01 horas

Interessados podem se inscrever de 18 de agosto a 3 de setembro.

Estão abertas, a partir de hoje, 18, as inscrições para dois cursos de qualificação profissional, da modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada), que serão ofertados no Campus Valença. Estão disponíveis 20 vagas para o curso Introdução à programação e eletrônica utilizando Arduino e 30 vagas para o curso Introdução à Libras: noções e conceitos básicos. 

Interessados têm até o dia 3 de setembro para realizar inscrição, manifestando interesse na vaga, por meio do preenchimento deste formulário. Também será necessário anexar uma cópia do documento de identidade, em formato JPG ou PDF. 


Saiba mais sobre os cursos 

Introdução à programação e eletrônica utilizando Arduino

Para se candidatar ao curso de Introdução à programação é necessário ter idade mínima de 15 anos, ensino fundamental completo e acesso a computador e internet. O curso tem como público-alvo interessados por tecnologia e que almejam conhecer um pouco mais sobre cultura maker, prototipagem, eletrônica, programação e automação. Durante o curso, os estudantes irão conhecer a essência da prototipagem e conceitos básicos de eletrônica e programação, a partir da utilização do microcontrolador Arduino. Além disso, a formação visa capacitar os participantes a desenvolver seus próprios sistemas eletrônicos e atuar com a automação de processos.

Introdução à Libras: noções e conceitos básicos

O curso de Introdução à Libras é voltado para graduandos, graduados e/ou professores que atuam na educação básica, que tenham interesse em adquirir conhecimentos básicos em Libras e suas relações interculturais com a comunidade surda. A formação visa fomentar o ensino da Língua Brasileira de Sinais como segunda língua para as pessoas ouvintes e incentivar práticas de imersão em Libras por meio de situações comunicativas. 


Inscrições

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada, exclusivamente, entre os dias 18 de agosto e 03 de setembro através do link abaixo:

Seleção 

A seleção dos candidatos aos cursos será realizada por ordem de inscrição conforme Resolução 23/2019 CONSUP/IFBAIANO, contada a partir da submissão da inscrição pelo candidato. Caso haja candidatos empatados para a última vaga, será usado o critério de maior idade.

Leia o edital e acompanhe o andamento da seleção, bem como a publicação das próximas etapas, na página do Processo Seletivo para ingresso nos Cursos de Qualificação Profissional – FIC – Campus Valença – Agosto 2021

Dúvidas sobre o processo deverão ser encaminhadas para o e-mail: fic.valenca@gmail.com.


Editais e Documentos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000

Tel.: (75) 3641-5270 / 3641-4686 / 3641-2053
Diretor: Geovane Lima Guimarães
E-mail: gabinete@valenca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br