Conheça os projetos científicos do IF Baiano finalistas na Febrace 2022
Atualizado em 3 de novembro de 2022 às 14:49 horas | Publicado em 22 de março de 2022 às 8:29 horas

Mais uma vez, o IF Baiano marca presença na maior feira de ciências da educação básica (fundamental, média e técnica) do país. Cinco projetos da instituição são finalistas na 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Realizada desde 2003, a Febrace promove uma mostra de projetos científicos e tecnológicos, na Universidade de São Paulo (USP), reunindo estudantes de todo o Brasil. Esta edição do evento, que vai até o dia 26 de março, está sendo realizada pela Plataforma FEBRACE Virtual, trazendo projetos de todas as áreas do conhecimento.

Todos os anos, são selecionados projetos finalistas de cada estado para participar da mostra de projetos. Em 2022, são 39 finalistas da Bahia, dentre os quais, 5 são projetos científicos desenvolvidos por estudantes e professores dos campi Valença, Catu e Santa Inês. Conheça os projetos:

Redes sociais e diálogo sobre agropecuária (Campus Valença)

De autoria da estudante Ananda Brito dos Santos, com a orientação do professor Anderson Gomes da Epifania, o projeto ‘@Agronosaber: Um espaço virtual para debater saberes e fazeres na agropecuária’ concorre na categoria Ciências Agrárias.

O projeto, de natureza extensionista, tem como proposta utilizar as redes sociais para conversar com a comunidade sobre saberes e fazeres na agropecuária. “No @agronosaber exercitamos o diálogo, a escuta, a representação, a representatividade e do quanto os estudantes têm a nos ensinar; afinal o processo do ensinar/aprender é uma troca”, informa a descrição do projeto na mostra virtual, que pode ser acessada nesta página.

Aproveitamento do mangostão para tratar diabetes (Campus Catu)

De autoria dos estudantes Lucas Castelão, Aene Caroline Pereira, Maria Clara de Jesus Vale, e orientação dos docentes Saulo Luis Capim e Cassiane Nunes, o projeto do Campus Catu objetiva utilizar o resíduo industrial da casca do mangostão na produção de alimentos e receitas para auxiliar na alimentação de pessoas com diabetes.

Segundo resultados da pesquisa, “após análises biométricas e físico-químicas para determinação da acidez, atividade de água, teor de lipídeos, carboidratos, fibras e valor nutricional da farinha da casca do mangostão, os resultados demonstraram uma farinha com atividade de água, pH e umidade de boa estabilidade microbiológica e dentro dos padrões estabelecidos pela legislação brasileira”. Detalhes sobre o projeto aqui

Avaliação de resíduos orgânicos por cromatografia (Campus Santa Inês)

O projeto ‘Caracterização da fase de maturação da compostagem de resíduos orgânicos domésticos por cromatografia Pfeiffer’, finalista da categoria Ciências Agrárias, é realizado por Junyclecio Santos, com orientação de Dalila Monteiro, no Campus Santa Inês. A pesquisa investiga o emprego da cromatografia Pfeiffer na avaliação da qualidade de adubo orgânico produzido a partir de resíduos orgânicos domésticos em sistemas de compostagem.

A escolha pela cromatografia de Pfeiffer busca atender a necessidade de uso de métodos simples, de baixo custo e eficientes para avaliação da qualidade do material compostado. “A cromatografia circular plana ou cromatografia de Pfeiffer é uma forma simples, rápida e barata para a identificação de aspectos qualitativos de solos e compostos orgânicos através da diferenciação de cores e desenhos no cromatograma que podem ser associadas aos componentes minerais e orgânicos presentes no material analisado”, diz o resumo da pesquisa. Acesse aqui os detalhes do projeto.

Látex da mangaba para cicatrização de feridas (Campus Catu)

Finalista na categoria Ciências da Saúde, o projeto ‘Cicatribioskin’ é de autoria dos estudantes João Pedro Lima, Ítila Maykely Conceição, com orientação de Saulo Luis Capim e André Luiz Rezende, do Campus Catu do IF Baiano.

A ideia do projeto é desenvolver um dispositivo de visão computacional, denominado de CicatribioSkin, capaz de avaliar o progresso cicatricial de ferimentos cutâneos tratados com formulações farmacêuticas à base do látex de mangaba (Hancornia speciosa). “A perspectiva é que estes produtos tornem-se após os testes in vivo e em seres humanos uma alternativa aos produtos sintéticos para tratar ferimentos difíceis de cicatrizar”, informa a descrição da pesquisa. O projeto promove ainda o aproveitamento sustentável do látex de mangaba na cicatrização de ferimentos, a integração de novas tecnologias e internet das coisas na solução de problemas de saúde, além de se alinhar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conheça o projeto

Boas práticas de vacinação em bovinos (Campus Catu)

Os estudantes Vitor Gabriel Souza, André Matheus Menezes, sob orientação das professoras Morgana Bastos e Patricia de Oliveira, compartilham a autoria do projeto ‘Manual de boas práticas de vacinação em bovinos’, finalista da categoria Ciências Agrárias na Febrace.

A ideia é elaborar uma cartilha de boas práticas de vacinação em bovinos, que tenha linguagem clara e informações técnicas para orientar sobre os procedimentos de vacinação, que será fornecida às Associações Rurais e Secretarias de Agricultura do município de Catu e região circunvizinha. Conheça aqui o projeto.

Matéria ASCOM disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/santaines/conheca-os-projetos-cientificos-do-if-baiano-finalistas-na-febrace-2022/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000