Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano



Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Diretores-gerais do IF Baiano tomam posse em cerimônia conjunta
Atualizado em 3 de novembro de 2022 às 14:48 horas | Publicado em 24 de março de 2022 às 8:41 horas

Foram empossados 14 diretores-gerais, sendo sete deles novos empossados, e os outros sete, reconduzidos ao cargo.

Discursos fortes, emoção, e (re)encontros marcaram a posse conjunta dos diretores-gerais dos campi do IF Baiano, eleitos para o quadriênio 2022-2026. A cerimônia ocorreu ontem, 21 de março, de forma presencial, no auditório do Campus Catu, com transmissão ao vivo pelo canal do IF Baiano na plataforma YouTube e interpretação simultânea em Libras.

Foram empossados, pelo reitor da instituição, Aécio José Duarte, 14 diretores-gerais, sendo sete deles novos empossados, e os outros sete, reconduzidos ao cargo. Eleitos em dezembro de 2021, os gestores foram escolhidos pelas categorias docente, discente e TAE (técnicos administrativos em educação) em votação paritária, que reelegeu também o atual reitor. 

Estiveram presentes na cerimônia, compondo a mesa de honra, além do reitor, o procurador federal, Osvaldo Almeida Neto, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Hildonice Batista, a ex-diretora do Campus Catu e anfitriã do evento, Sandra Cerqueira, o diretor executivo do IF Baiano, Marcelito Trindade, o membro da Comissão Interna de Supervisão (CIS), Igor Peneluc, o membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Cleber Figueiredo, e o estudante membro do Conselho Superior do IF Baiano, Emerson Oliveira. 

A apresentação foi feita pela Diretora de Comunicação do Instituto, Cristina Mascarenhas. Acompanharam na plateia servidores, estudantes e familiares e amigos dos empossados. Um ato ecumênico, com a participação de representantes de comunidades das religiões evangélica, espírita e de matriz africana, abriu os trabalhos do evento, promovendo o acolhimento aos presentes.

Os sentimentos de reencontro e união deram o tom da cerimônia, que foi o primeiro evento intercampi realizado de forma presencial após o decreto de pandemia, em março de 2020. Em sua fala, o reitor, Aécio José Duarte, sublinhou o simbolismo do momento para a comunidade acadêmica. “É um dia emblemático. A ideia de fazer uma posse conjunta é justamente pra enfatizar a necessidade de estarmos juntos, trazendo essa posse para uma das nossas unidades, e mostrar que todas têm o seu papel efetivo de fazer o instituto funcionar e transformar a vida dos nossos alunos”, enfatizou o dirigente, que também adjetivou o momento como uma renovação de esperanças. “Que a gente tenha um novo ciclo no IF Baiano e que esse novo ciclo de gestão se constitua de muita vontade, atenção, dignidade e trabalho, sempre focando e enxergando a nossa comunidade como feita de pessoas”. 

Após a assinatura dos termos de posse, por meio de discursos e muita emoção, os recém-empossados fizeram agradecimentos, relembraram as razões que os levaram até ali e os objetivos a serem conquistados em suas gestões.

Reconduzida à direção-geral do Campus Itaberaba, a professora Ozenice dos Santos, espera renovar o trabalho baseado na coletividade, que vinha desenvolvendo em sua unidade. “Existe o mérito de um coletivo, que é onde a gente se sustenta. Temos um trabalho que se renova de forma constante e pra que esse trabalho se concretize é preciso que tenha a participação de todos”, sublinhou. 

Há nove anos como servidora do instituto, Geórgia Xavier assume pela primeira vez a direção do Campus Catu. Ela contou o que espera do período de gestão. “Eu espero muitos desafios, mas eu tenho a certeza que juntos, com todos os servidores do campus, com a reitoria e com os colegas dos outros campi, nós vamos conseguir fazer um excelente trabalho durante esses quatro anos”. 

Gestores seguem com a missão de dialogar com suas comunidades 

A posse marca uma renovação de expectativas e da confiança da comunidade acadêmica que elegeu os gestores para suas unidades. Para o representante da categoria docente, membro da CPPD, professor Cleber Figueiredo, a expectativa é de construção do diálogo. “Fica aquela expectativa, que é a melhor possível. A gente preza que nossos direitos e nossas carreiras sejam fortalecidas e reconhecidas. E, nesse momento de posse, nessa renovação que fortalece a democracia institucional, a gente fica com a vontade de trabalhar mais para preservar o que a gente já tem de direito, estando atentos para reivindicar melhorias na nossa carreira”, afirmou. 

O estudante do IF Baiano, Emerson Oliveira, representante da categoria discente, acredita que os recém-empossados têm a importante missão de representar não só aqueles que votaram neles, mas toda a comunidade. “Todos aqueles que foram eleitos têm como papel principal se colocar no lugar de escuta, respeitando os diferentes níveis de sabedoria, e têm a missão de respeitar a vontade das diversas categorias e a pluralidade de pessoas e opiniões, para assim, conseguirem fazer uma gestão verdadeiramente efetiva”, afirmou o estudante. 

Representando a categoria TAE, o servidor Igor Peneluc, pontuou que o evento permitiu conhecer as pessoas que vão estar à frente durante os próximos quatro anos, em termos de gerenciamento de atividades e de demandas. “Que os diretores gerais tenham consciência do quanto é importante entender quais são as demandas dos TAEs e pensar nas melhores soluções através do diálogo”, registrou. 

Confira os nomes dos diretores-gerais que irão gerir os campi do IF Baiano pelos próximos anos: 

Francisco de Assis dos Santos Silva – Campus Alagoinhas; 
Georgia Silva Xavier – Campus Catu
Rômulo Sposito das Virgens – Campus Itapetinga
Genilda de Souza Lima – Campus Santa Inês
João Luís Almeida Feitosa – Campus Senhor do Bonfim
João Batista Botton – Campus Teixeira de Freitas
Josué de Souza Oliveira – Campus Uruçuca
Geângelo de Matos Rosa – Campus Bom Jesus da Lapa
Lívia Tosta dos Santos – Campus Governador Mangabeira
Carlito José de Barros Filho – Campus Guanambi
Geovane Lima Guimarães – Campus Valença
Leandro dos Santos Damasceno – Campus Serrinha
Ozenice Silva dos Santos – Campus Itaberaba
Pedro Queiroz Júnior – Campus Xique-Xique

Assista aqui a cerimônia de posse dos diretores-gerais do IF Baiano.


Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/diretores-gerais-do-if-baiano-tomam-posse-em-cerimonia-conjunta-no-campus-catu/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000

Tel.: (75) 3641-5270 / 3641-4686 / 3641-2053
Diretor: Geovane Lima Guimarães
E-mail: gabinete@valenca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br