Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano



Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Aberta chamada interna para Edital de apoio a laboratórios abertos de prototipagem e espaços compartilhados
Atualizado em 25 de maio de 2022 às 10:00 horas | Publicado em 10 de maio de 2022 às 9:21 horas

Período de submissão de propostas: 14 a 24 de maio de 2022

Pró-reitoria de Pesquisa do IF Baiano (Propes) divulgou hoje, 9, Chamada Interna para adesão ao Edital MCTI/FINEP/FNDCT/CT-VERDE AMARELO de apoio a laboratórios abertos de prototipagem e espaços compartilhados. O período para submissão de propostas vai de 14 a 24 de maio. 

O edital visa selecionar propostas oriundas de Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) pública para a concessão de recursos financeiros e irá disponibilizar entre R$500.000,00 (quinhentos mil reais) e R$2.000.000,00 (dois milhões de reais) por projeto inscrito. Nesse sentido, tem como intuito apoiar a implantação ou modernização de instalações que possibilitem aos alunos, startups e ME/EPPs materializarem seus projetos de pesquisa na forma de modelos de engenharia ou protótipos.

Os espaços de prototipagem de produtos e processos (makerspace) são laboratórios ou oficinas de uso compartilhado e aberto a múltiplos públicos, equipado com ferramentas de fabricação digital e prototipação rápida, controladas por computador. Eles operam com os mais diversos materiais de suporte, o que permite a fabricação rápida, flexível e de baixo custo de objetos físicos.

Imagem: Divulgação Finep/MCTI

A Chamada Interna do IF Baiano irá selecionar até duas propostas realizadas sob forma de solicitações de recursos financeiros para implantação, em espaços já existentes, através da adaptação, ou modernização de laboratórios de prototipagem, seja através de aquisição de equipamentos ou pequenas adaptações de instalação destes equipamentos. 

Todas as unidades do IF Baiano são elegíveis a participar da seleção. 

Procedimento de inscrição 

Antes de realizar a submissão de proposta, além da Chamada Interna do IF Baiano, os proponentes dos projetos devem consultar a CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT/CT-VERDE AMARELO

Após a conferência das condições de participação, o coordenador do projeto deverá encaminhar as informações e documentos através do Formulário para Submissão, disponível no ANEXO II da Chamada Interna, durante o período de inscrições (14 a 24 de maio de 2022). 

O projeto encaminhado será submetido à avaliação da Comissão Avaliadora do IF Baiano que irá habilitar, avaliar e classificar as propostas. Dentre os critérios de avaliação, serão consideradas a área temática selecionada, contribuição para o desenvolvimento local e vinculação ao plano de inovação local e regional; capacidade de utilização multiusuária e de serviços técnicos colocados à disposição para suporte às empresas, além do estágio atual de desenvolvimento do laboratório, infraestrutura disponível, competência tecnológica e de inovação. 

O resultado final da chamada está previsto para 3 de junho de 2022. 

Para mais informações, entre em contato com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IF Baiano, pelo e-mail  nit@ifbaiano.edu.br

Acompanhe todas as atualizações da Chamada Interna nesta página


Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/aberta-chamada-interna-para-edital-de-apoio-a-laboratorios-abertos-de-prototipagem-e-espacos-compartilhados/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000

Tel.: (75) 3641-5270 / 3641-4686 / 3641-2053
Diretor: Geovane Lima Guimarães
E-mail: gabinete@valenca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br