O IF Baiano campus Valença lança o “Movimento IF pela Diferença” com aula pública para a comunidade
Atualizado em 30 de maio de 2022 às 11:34 horas | Publicado em 30 de maio de 2022 às 11:34 horas

A Direção Acadêmica, a Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE), o Grêmio Estudantil e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) organizaram uma ação de conscientização no campus, em combate a todas as formas de opressão. O evento contou com o apoio do Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (Geni), das coordenações de curso e dos docentes, na mobilização dos estudantes para o lançamento do “Movimento IF pela Diferença”. O primeiro episódio, que ocorreu no dia 23 de maio de 2022, discutiu o antirracismo.

O evento teve início às 14 horas, na área externa próxima à cantina, ao som de uma seleção de músicas de artistas negros. A aula pública foi conduzida pela coordenadora do Neabi, Scyla Pimenta, que enfatizou a importância do respeito às diferenças e de uma educação antirracista. A coordenadora da CAE, Cecília Nunes, tirou as dúvidas dos alunos sobre o regulamento estudantil e deixou claro que o racismo é crime e todo ato racista na instituição por parte de alunos precisa passar por um comitê disciplinar, o qual deve julgar e tomar as medidas necessárias para coibir tais atitudes no campus. A Diretora Acadêmica, Dislene Cardoso, declarou que o IF Baiano cumpre o seu papel enquanto instituição de ensino que respeita as diferenças e promove uma educação inclusiva, e que seu dever é garantir um espaço seguro e inclusivo para toda a comunidade.

A programação contou ainda com recital de poesias, com a participação de alunos, docentes e de representantes do grêmio. A proposta é que O Movimento IF pela diferença seja uma campanha permanente no campus, a qual servirá como um rico processo formativo que ultrapassa os limites da sala de aula.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000