IF Baiano passa a emitir diploma digital para cursos de graduação
Atualizado em 9 de agosto de 2022 às 8:42 horas | Publicado em 9 de agosto de 2022 às 8:42 horas

Novo diploma tem origem, emissão, registro e armazenamento totalmente digitais e substitui diploma físico impresso em papel moeda

O Instituto Federal Baiano passa, a partir deste mês de agosto, a emitir diplomas digitais para os cursos de graduação. No lugar do diploma físico, impresso em papel moeda, os estudantes que concluírem sua graduação na instituição receberão um diploma em formato nato-digital, que tem existência, emissão e armazenamento integralmente digitais.

O novo diploma é assinado digitalmente e possui informações que permitem sua auto-checagem e validação. Esta é uma inovação tecnológica, orientada por normativa do Ministério da Educação (Portaria n° 330/2018), que evita fraudes ao reforçar a segurança para registro e emissão de diplomas digitais.

Na manhã do dia 01 de agosto, a aluna do curso de Engenharia Agronômica do Campus Guanambi, Juvenice Ferreira de Souza, foi a primeira estudante a receber o diploma em novo formato, assinado digitalmente pelo reitor Aécio José Duarte em solenidade virtual que contou com a participação da pró-reitora de Ensino, Kátia de Fátima Vilela; do diretor do Campus, Carlito José de Barros Filhos; do diretor de tecnologia da informação, Robson Ramos; do Coordenador de Sistemas Magno de Oliveira; da coordenadora da secretaria geral de registros acadêmicos  SGRA, Manuela Sampaio Rezende; do diretor de Assistência Estudantil, Mateus Melo; da chefe de Gabinete, Leila de Souza Lima; do diretor de Educação a Distância, Estácio Moreira; e de Alencastre Honório Moura.

O reitor Aécio José Duarte destaca a importância de fazer a transição de um documento em papel para um documento digital, reconhecido internacionalmente. “Ao invés do nosso estudante de graduação receber somente um diploma e, no máximo, apenas um histórico escolar, agora, ele vai receber uma quantidade de informação com toda a vida acadêmica dele, o registro [no diploma digital] é muito maior”, afirma o reitor.

Segurança

O diretor de tecnologia da informação, Robson Ramos, explica que a validação do diploma impresso em papel moeda e com registro na instituição tem como desvantagem ser um processo custoso e de verificação manual. Já a validação do diploma digital é feita de forma eletrônica em alguns segundos e com vários mecanismos de controle que garantem sua autenticidade. O diploma digital carrega em seu corpo todas as informações necessárias para uma auto-checagem e validação: dados da instituição, do aluno, do curso e dos assinantes.

As assinaturas são realizadas com certificado digital (token), no padrão ICP-Brasil,  e todo processo é realizado em plataforma específica da RNP. “Apenas pessoas autorizadas podem assinar o Diploma Digital usando um Token ICP-Brasil válido e previamente cadastrado”, explica Robson.

Como solicitar?

A solicitação de emissão do diploma deverá ser feita junto ao setor de Registros Acadêmicos ou Protocolo do campus onde a graduação foi concluída. Após a emissão, o estudante recebe por e-mail o diploma digital em arquivo XML e a Representação Visual do Diploma Digital (RVDD), um pdf representativo, que além de trazer uma representação visual amigável do diploma, tem os dados para acesso do diploma digital em formato XML. O PDF pode ser impresso pelo aluno e sua checagem pode ser realizada diretamente no Sistema Unificado de Administração – SUAP por meio do QR Code e do endereço de validação que constam no RVDD.

Desburocratização

Para a pró-reitora de Ensino, Kátia de Fátima Vilela, essa inovação permitirá a desburocratização do processo de geração e emissão do diploma e a consequente economia de tempo e custo do serviço. “A implementação do diploma digital é mais um marco na transformação digital do IF Baiano,  é benéfica para a sociedade, que poderá ter acesso imediato e sem custos ao documento, para a estrutura educacional do país, que ganha em eficiência dos seus processos e em sua governança, moderniza os registros institucionais e, no contexto nacional ao reforça a segurança”, enfatiza a pró-reitora.

Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/if-baiano-passa-a-emitir-diploma-digital-para-cursos-de-graduacao/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000