IF Baiano recebe delegação moçambicana no Campus Valença para troca de experiências
Atualizado em 9 de setembro de 2022 às 11:22 horas | Publicado em 24 de agosto de 2022 às 10:06 horas

A Missão Moçambique é fruto de uma cooperação técnica que resultará na criação de um centro agrícola de educação profissional inspirado nos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica

O Campus do Instituto Federal Baiano em Valença recebeu a visita de uma delegação moçambicana nos últimos dias 19 e 20 para conhecer a estrutura do campus e seus projetos de pesquisa e extensão. A Missão Moçambique é fruto de uma cooperação técnica entre o Brasil e Moçambique que resultará na criação de um centro agrícola de educação profissional inspirado nos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica.

A delegação é composta por seis representantes de três instituições ligadas à educação, pesquisa, profissionalização e produção do algodão: Victória Nhampalele, chefe do Departamento de Cooperação do IIAOM; Dércia Bai-Bai Guedes, diretora de projetos do IAOM; Manoel Pedro Maleia, pesquisador e gestor Centro de Melhoramento e Investigação da Semente do Algodão de Namialo – CIMSAN/IIAM; Joaquim João, técnico do CIMSAN/IIAM; Ivone Macule Ussaca, diretora-geral adjunta do IFPELAC; e Abdurramane Bin Abdurramane Nemane, diretor do Centro de Formação Profissional de Nampula (IFPELAC).

Para a Bahia, a delegação veio acompanhada por membros da Agência Brasileira de Cooperação – ABC, do Ministério de Relações Exteriores, além de professores e pesquisadores do IF Sul de Minas e Universidade Federal de Lavras – UFLA: Paula Rougemont, analista de projetos responsável pela cooperação técnica com Moçambique da ABC; Simone Dantas Souza, auxiliar de projetos da ABC; Beatriz Tembe, assistente de cooperação da Embaixada do Brasil em Maputo; Marcelo Breganoli, ex-reitor do IF Sul de Minas; Francisco Sobral, coordenador do Projeto Caminhos do Algodão, IF Sul de Minas/IFSC; Heloisa Oliveira dos Santos, professora da UFLA; Rafael Peron Castro, professor da UFLA; e Marília Mendes Guaraldo, UFLA.

A comitiva foi recebida no campus na manhã de sexta-feira pela diretora acadêmica, Dislene Cardoso de Brito, e pelo diretor administrativo e de planejamento do campus, Cristiano de Jesus. O reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, também foi à Valença, acompanhado de membros da sua equipe, como a pró-reitora de Extensão, Calila Teixeira Santos; o diretor executivo, Marcelito Trindade Almeida; a assessora de Relações Internacionais, Polliana Monteiro; e o Coordenador Geral de Qualificação Profissional, Luís Henrique Alves Gomes.

Na ocasião, os moçambicanos conheceram iniciativas de ensino, pesquisa, extensão, cooperativa-escola, empresas juniores e escola-fazenda, com a participação de servidores, estudantes e parceiros locais.

O reitor Aécio explica que o IF Baiano foi uma das instituições escolhidas para representar a Rede Federal nesta ação por ser uma instituição agrícola que tem uma realidade muito próxima do projeto que envolve a Missão Moçambique e que ajudará a estruturar um centro de formação profissional e tecnológica em Moçambique. “A ideia era aproveitar esses dois dias para mostrar alguns aspectos formativos nossos e aí a gente deu prioridade para mostrar algumas iniciativas que conseguem conciliar ensino, pesquisa e extensão que é justamente a feição formativa da Rede Federal”.

Os alunos das Empresas Jr. do Campus Guanambi mostraram seu tino empreendedor e também solidário junto à comunidade em momentos de crise como enchentes e pandemia; já as alunas de projetos de extensão e pesquisa agrícola e de educação ambiental mostraram que no contato com a comunidade, elas não apenas ensinavam as técnicas adquiridas na escola, mas também aprendiam com as agricultoras e agricultores técnicas e conhecimentos tradicionais populares.

Confira a matéria completa, AQUI.

Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/if-baiano-recebe-delegacao-mocambicana-no-campus-valenca-para-troca-de-experiencias/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000