Campus Valença oferta 245 vagas em 6 cursos FIC
Atualizado em 27 de outubro de 2022 às 14:21 horas | Publicado em 16 de setembro de 2022 às 14:47 horas

Para ingresso nos cursos é necessário atender aos pré-requisitos constantes no subitem 2.1 do edital

O IF Baiano – Campus Valença lançou na última quinta, 15, o edital nº 166 com oferta de 245 vagas em diversos cursos de qualificação profissional, na modalidade de Formação Inicial e/ou Continuada – FIC. São 6 cursos (EaD e presencial) em diferentes áreas, com carga horária que varia de 20h a 40h. O edital usa como critério de seleção a ordem de inscrição.

Inscrições

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada, exclusivamente, entre os dias 26 e 30 de setembro mediante o preenchimento de formulário eletrônico disponível no link abaixo:

Seleção

A classificação e seleção dos candidatos aos cursos será realizada por ordem de inscrição, considerando data, hora, minuto e segundo de registro no formulário eletrônico, contada a partir da submissão da inscrição pelo candidato. Caso haja candidatos empatados para a última vaga, será usado o critério de maior idade.

Saiba mais sobre os cursos:

Introdução à programação e Eletrônica Utilizando Arduíno (20 vagas – 40h, EAD)

Objetivo: Proporcionar aos participantes o primeiro contato com a cultura maker e seus principais fundamentos. Ensinar a essência da prototipagem, bem como conceitos básicos de eletrônica e programação, a partir da utilização do microcontrolador Arduíno. Capacitar os participantes a desenvolver/criar seus próprios sistemas eletrônicos e atuar com a automação de processos. Desenvolver o raciocínio computacional para solucionar problemas por meio de algoritmos.

Arte visual Afro-brasileira: Uma introdução (100 vagas – 30h, EAD)

Objetivos: Apresentar aspectos que contribuem para a elaboração da noção de Arte visual Afro-brasileira, expondo as suas principais contribuições teóricas e seu percurso de legitimação no sistema profissional artístico.

Curso Básico de Libras I (30 vagas – 40h, PRESENCIAL)

Objetivos: Fomentar o ensino da Língua Brasileira de Sinais como segunda língua para as pessoas ouvintes. Incentivar práticas de imersão em Libras por meio de situações comunicativas. Discutir sobre os aspectos linguísticos e literários que envolvem a Libras. Divulgar a Libras com comunidade.

Introdução à Lírica Valenciana dos Séculos XX e XXI (35 vagas – 20h, PRESENCIAL)

Objetivos: Estudar as produções literárias valencianas dos séculos XX e XXI, especificamente, as produções poéticas; Levar o cursista a compreender as duas correntes literárias do século XX em Valença (Grupo finissecular e Grupo de semanários), identificando seus autores e suas principais produções; Identificar as marcas das principais produções poéticas contemporâneas de Valença a partir do estudo de seus autores e suas principais obras; Reconhecer as principais antologias valencianas do século XXI e sua importância para a construção do campo literário local; Estudar as principais produções poéticas femininas valencianas do século XXI e suas grandes linhas de força.

Produção de Hortaliças na Agricultura Familiar (20 vagas – 20h, PRESENCIAL)

Objetivo do curso: Disponibilizar informações técnicas sobre produção e comercialização de hortaliças no sistema de Agricultura Familiar.

Aproveitamento de Resíduos da Mariscagem (40 vagas – 20h, PRESENCIAL)

Objetivo do curso: Capacitar marisqueiras do Baixo Sul da Bahia para a utilização dos resíduos da mariscagem no intuito de buscar a resolução do problema ambiental e aumentar sua fonte de renda.

Mais informações

Leia o edital e acompanhe essa e outras seleções na página Concursos e Seleções, no portal do IF Baiano.

Dúvidas sobre o processo deverão ser encaminhadas para o e-mail extensao@valenca.ifbaiano.edu.br ou pelo telefone (75) 3641-5270, Coordenação de Extensão.

Editais e Documentos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença