I ciclo de debates do OBSUL está com inscrições abertas. Participe!
Atualizado em 7 de novembro de 2022 às 20:54 horas | Publicado em 7 de novembro de 2022 às 14:44 horas

Campus Valença sedia a primeira edição do evento, que ocorrerá de 16 a 18 de novembro, e tem como tema “Território, Cultura e (Des)envolvimento no Baixo Sul da Bahia”

O Observatório Socioterritorial do Baixo Sul da Bahia (OBSUL) promove o I Ciclo de Debates entre os dias 16, 17 e 18 de novembro de 2022, à noite, a partir das 18h30, no campus Valença. O evento, cujo tema é “Território, Cultura e (Des)envolvimento no Baixo Sul da Bahia” é presencial e está com inscrições abertas no site do IF Baiano. Esta é a primeira experiência sistematizada do grupo de pesquisa do Observatório de Pesquisas e Saberes Socioterritoriais do Baixo Sul da Bahia (OBSUL/IF Baiano), em articulação com professores, educadores populares, movimentos sociais e demais parceiros da região.

Segundo a coordenadora do OBSUL, Célia Pedrosa, “este momento será importante para discutir o conjunto de análises e estudos transdisciplinares reunidos no primeiro livro, a partir de diferentes experiências de pesquisa e investigação na região, e busca sistematizar reflexões em torno das questões agrária, urbana, ambiental e cultural do Território do Baixo Sul”.

O debate envolverá temas emergentes como planejamento urbano, políticas públicas, economia regional, educação, conflitos e disputas em torno da terra, do patrimônio e dos bens naturais, reposicionando análises sobre os processos, disputas e contradições das políticas de (des)envolvimento, as estruturas de poder, os agentes, interesses e conflitos existentes, as trajetórias, fatos e acontecimentos históricos que marcaram a região.

No plano político e acadêmico, a discussão é necessária para articular instituições de ensino e pesquisa da região, aproximar pesquisadores independentes e criar espaço de convergência para difusão, popularização e produção compartilhada de conhecimentos do/sobre o Baixo Sul.

Acesse AQUI o site, confira a programação e inscreva-se.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000