Neabi Valença organiza programação do Novembro Negro com o VIII (Re)pensando Questões Afro-brasileiras
Atualizado em 16 de novembro de 2022 às 16:44 horas | Publicado em 16 de novembro de 2022 às 14:55 horas

Ações são realizadas em parceria com o Grêmio Estudantil até o fim do mês e as inscrições podem ser feitas no site do IF Baiano

O NEABI – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – do IF Baiano, Campus Valença, promove o VIII (Re)pensando Questões Afro-brasileiras durante o mês de novembro. O evento possibilita espaços de reflexões acerca das temáticas da Identidade e Cultura afro-brasileiras e tem como finalidade dar continuidade aos estudos e diálogos do Núcleo desde sua implantação no Campus, ampliando a reflexão para as áreas de Linguagens e Humanas das turmas do Integrado, Subsequente e Graduação, além de um diálogo mais profundo com os discentes da Especialização Reafro (Curso de especialização lato sensu em Relações étnico-raciais e Cultura Afro-brasileira).

A Roda de Conversa sobre tolerância religiosa “Você respeita o meu axé e eu respeito o seu amém”, com as estudantes dos cursos Integrados, Íris Santos e Vanessa de Oliveira, inaugurou as ações do mês da Consciência Negra no campus e motivou uma discussão sobre respeito às religiões de matrizes africanas. Hoje, dia 16, o professor Edivaldo Bolagi, artista, gestor e produtor cultural, continua esta conversa com a palestra “Religiões de Matriz Afro-brasileira: universidade de práticas de saberes”, às 15h, no auditório do campus. Às 13h, os estudantes dos cursos integrados em Agropecuária e Agroecologia fazem uma exposição da Cultura Afro, coordenado pela professora Nelma Barbosa.

Para a coordenadora do Neabi, Scyla Pimenta: “esse é um evento interdisciplinar e um amplo espaço de reflexões, debates e construção de saberes sobre cultura, religiosidade e identidade afro-brasileira e indígena.” Trata-se de um rico processo formativo que ultrapassa os limites da sala de aula e coloca a comunidade escolar em contato com os espaços da sociedade.

O VIII (Re)pensando Questões Afro-brasileiras e Indígenas conta também com ações como rodas de conversa, exposições fotográficas, oficinas e cortejos Afro-baianos e desfiles.

Acesse aqui o site, confira a programação e faça a sua inscrição para receber o certificado.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000