IF Baiano vai ofertar 820 vagas de graduação no Sisu 2023
Atualizado em 17 de novembro de 2022 às 8:58 horas | Publicado em 17 de novembro de 2022 às 8:58 horas

São 21 cursos de graduação, distribuídos em nove campi: Itapetinga, Bom Jesus da Lapa, Catu, Guanambi, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Uruçuca e Valença.

No último domingo, 13, mais de 2,4 milhões de candidatos compareceram ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer às vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No Sisu 2023, o IF Baiano vai ofertar 820 vagas, em 21 cursos de graduação, distribuídos em nove campi: Itapetinga, Bom Jesus da Lapa, Catu, Guanambi, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Uruçuca e Valença.

Das 820 vagas, 370 são destinadas à ampla concorrência e 450 são destinadas a cotas sociais e para pessoas com deficiência. O termo de adesão detalha o quantitativo de vagas por curso.

O Ministério da Educação ainda não divulgou o cronograma completo do Sisu. Mas as inscrições para o Sisu 2023 serão realizadas em fevereiro de 2023, através exclusivamente do site oficial do processo seletivo do MEC.

Para a aluna de Licenciatura em Química do IF Baiano – Campus Catu, Ana Luisa, que também cursou o nível médio na instituição, o IF Baiano é um dos pilares que está ajudando a construir sua vida tanto no aspecto acadêmico, quanto no pessoal. “Quando eu ingressei no curso técnico, eu pude participar de muitas coisas que o IF Baiano proporciona para os seus estudantes e uma delas foi a pesquisa científica. Ela foi um divisor de águas na minha vida, abriu muitas portas na minha trajetória acadêmica”, explica.

Foi através da pesquisa que, ainda no ensino médio, Ana Luíza de Sousa, viajou para Barcelona para apresentar seu projeto em um evento científico internacional. Para ela, a oportunidade agregou muito valor em sua trajetória acadêmica, reflete hoje na estudante de graduação que ela é e se refletirá na sua atuação como futura docente. “Uma das coisas que mais me marcou no IF Baiano foi a diversidade, a pluralidade, que a instituição proporciona para a gente”. afirma.

Confira abaixo a lista de cursos por campus do IF Baiano ofertados no Sisu 2023:

Itapetinga

Gestão de turismo – 40 vagas

Valença

Ciências Biológicas – 40 vagas

Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/if-baiano-vai-ofertar-820-vagas-de-graduacao-no-sisu-2023/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000