Encontro reúne representantes de Neabis e Comissões de Heteroidentificação em Salvador
Atualizado em 28 de novembro de 2022 às 13:04 horas | Publicado em 28 de novembro de 2022 às 13:03 horas

Ao todo, o evento reúne 22 representantes de 12 campi do IF Baiano e da reitoria para trocas, avaliação e planejamento de ações

Nas manhãs desta quinta e sexta-feira, 24 e 25, representantes dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) e das comissões especiais de verificação dos campi do IF Baiano se encontram no Centro de Referência 2 de Julho, em Salvador, para Reunião Ampliada de avaliação e planejamento de suas ações e para eleição da Coordenação Geral dos Núcleos. Ao todo, o evento reúne 25 representantes de 12 campi do IF Baiano e da reitoria.

Esta é a primeira vez que os Núcleos se reúnem presencialmente, após período de distanciamento social por conta da pandemia. Para a presidente da Comissão de Acompanhamento das Políticas Afirmativas e Acesso a Reserva de Cotas (CAPAARC), Rafaela Magalhães, o evento representa “a retomada de uma relação de laços, trocas e partilhas que ficaram um pouco suspensas nesse processo pandêmico, em virtude da preservação da vida de cada servidor e servidora”.

Rafaela Maagalhães, presidente da Capaarc, pontua a importância da articulação entre os Neabis

Além das partilhas de experiências exitosas e das dificuldades enfrentadas pelos Neabis em cada campus, ela destaca também a troca entre as Comissões de Heteroidentificação que começaram a ser implementadas este ano nas unidades. “Tem alguns campi em que as bancas já estão atuando, outros que ainda vão começar e, nessa reunião, a gente pretende aprender com as atividades que foram realizadas pelo outro, aquilo que deu certo, o que precisa ser aperfeiçoado”, explica a presidente.

Rafaela destaca que a partir da reunião dos Neabis é possível fazer uma confluência de atividades, ações, parcerias, pois ela permite o intercâmbio dos saberes. Para Geovanio Nascimento, que compõe a coordenadação do grupo gestor do Neabi do campus Serrinha, é de extrema importância a reunião dos Núcleos para refletir sobre o papel e relevância dos Neabis e discutir os desafios territoriais na questão étnico-racial e em outras questões que atravessam essa discussão. “Quando a gente se reúne para pensar, principalmente, as questões institucionais no IF, isso renova na gente as forças na militância na educação e estar próximo dessa galera que tem essa vontade de mudança mobiliza muito meu axé, mobiliza muito minha vontade de fazer as coisas acontecerem”, explica Geovanio.

O são os Neabis?

Constituídos enquanto núcleos de Assessoramento de natureza propositiva, consultiva e deliberativa no tocante às questões da diversidade e tendo como objetivos fomentar a discussão, articular e promover ações referentes ao respeito à diversidade etnicorracial e à proteção de direitos de pessoas e grupos étnicos atingidos por atos discriminatórios, a exemplo do racismo, os Neabis asseguram espaços de trocas, aprendizados e fortalecimentos identitários.

O que são as Bancas de Heteroidentificação?

Atrelada à política das ações afirmativas, a resolução 153 de 18 de agosto de 2021, regulamenta a Comissão de Acompanhamento das Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (CAPAARC) do IF Baiano e implementa as Comissões Locais e Bancas de Heteroidentificação. Essas ações visam assegurar o direito à reserva da cotas aos (as) candidatos(as) que se autodeclararam  pretos(as) e pardos(as) no âmbito dos processos seletivos e que são os sujeitos beneficiários por essa política, coibindo as fraudes e o uso indevido do pertencimento racial negro por pessoas brancas.

Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/encontro-reune-representantes-de-neabis-e-comissoes-de-heteroidentificacao-em-salvador/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000