Libras no Campus
Atualizado em 17 de dezembro de 2022 às 20:01 horas | Publicado em 17 de dezembro de 2022 às 20:01 horas

“Quem ensina, aprende ao ensinar” – PAULO FREIRE

Na terça, 22/11/22, aconteceu a culminância do Curso Básico Libras no IF Baiano – Campus Valença.

O curso nasceu do mapeamento do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais – NAPNE do Campus Valença, sobre necessidade da discussão sobre a inclusão de pessoas com surdez nos mais diferentes espaços, considerando a Libras como direito linguístico da comunidade surda, mas que pode ser aprendida por qualquer pessoa interessada em se comunicar com o sujeito surdo.

Um dos diferenciais do curso foi apresentar a Libras em situações dialógicas com didática fundamentalmente focada no visual, além de promover a Cultura Surda e proporcionar reflexões e discussões envolvendo os aspectos relacionados a Libras.

Assim, o curso conscientizou os estudantes sobre a importância de aprender LIBRAS e a necessidade da inclusão desses sujeitos na sociedade atual, bem como o papel que cada cidadão deve exercer para que a prática da inclusão aconteça. Nesse sentido, visando atender a demanda local e regional é que aconteceu o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) no IF Baiano – Campus Valença.

Foi um momento de comemorações, homenagens e muita emoção.
Parabéns a todos os envolvidos!

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000