Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano



Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Especialização internacional realiza aula inaugural
Atualizado em 17 de março de 2023 às 9:34 horas | Publicado em 14 de março de 2023 às 15:00 horas

A especialização EAD em Conservação de Recursos Genéticos Animais tem alunos e professores de sete países

O IF Baiano, agora, tem uma especialização internacional no Campus Valença. A pós-graduação em Conservação de Recursos Genéticos Animais e seus Sistemas de Produção iniciou suas atividades na manhã desta segunda-feira, 13, com a aula inaugural proferida pelo professor de genética de animais da Universidade de Córdova, Juan Vicente Delgado. Esta primeira turma da especialização, que é gratuita e ofertada a distância, conta com estudantes e professores de sete países: Brasil, Paraguai, Equador, Colômbia, México, Portugal e Espanha.

O curso lato sensu tem como objetivo formar especialistas na área de Conservação de Recursos Genéticos Animais para atuar no resgate, preservação, conservação e valorização das raças locais, visando uma agropecuária economicamente viável e sustentável.

Participaram da abertura do curso o reitor, Aécio José Duarte, o pró-reitor de Pesquisa, Rafael Oliva Trocolli, o diretor do Campus Valença, Geovane Lima Guimarães, a diretora acadêmica do campus Valença, Dislene Cardoso de Brito, a coordenadora da especialização, Olimpia Lima Silva Filha, e o professor da Universidade do Estado da Bahia, Ronaldo Vasconcelos.

Na aula, o professor Juan Vicente destacou que é muito importante incluir o conteúdo conservacionista nos currículos e promover a sustentabilidade. “As universidades formam grandes profissionais agrários, mas com uma preparação focada no intensivismo produtivo, pela pressão do agronegócio”, explica o professor. 

Para a coordenadora do curso, Olímpia Lima Silva Filha, a atividade agropecuária, de modo geral, está no centro das discussões internacionais que apontam para novas formas de produção visando reduzir os impactos ambientais gerados pelo setor. Muitos desses impactos decorrem da falta de compreensão holística e da heterogeneidade dos sistemas de produção, bem como do incipiente reconhecimento e valorização dos recursos genéticos animais locais. “Portanto, formar profissionais para atuarem no referido setor, de forma a promover a produção animal sustentável, contribui para a melhoria econômica, social e ambiental da região”, conclui a coordenadora.

O professor Juan Vicente da Universidade de Córdova foi quem proferiu a aula inaugural


Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/especializacao-internacional-realiza-aula-inaugural/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000

Tel.: (75) 3641-5270 / 3641-4686 / 3641-2053
Diretor: Geovane Lima Guimarães
E-mail: gabinete@valenca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br