Divulgado edital para seleção do PAISE
Atualizado em 16 de junho de 2023 às 11:05 horas | Publicado em 20 de março de 2023 às 15:01 horas

As inscrições serão entre os dias 27 de março e 6 de abril, por meio do SUAP

campus Valença do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano lançou hoje, 20, o edital do Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante – PAISE. As inscrições serão entre os dias 27 de março e 6 de abril, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) – https://suap.ifbaiano.edu.br.

Para participar do programa, o estudante deverá estar matriculado e com frequência regular em curso ofertado pelo campus, de nível médio ou graduação, nas modalidades presencial ou EaD e possuir renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio vigente.

Sobre os auxílios

Auxílio Moradia: concessão de recurso financeiro, fixo e mensal para custear as despesas com aluguel aos(às) estudantes oriundos(as) de outros municípios e/ou com dificuldade de translado diário, que precisaram se mudar em virtude do ingresso no Instituto e que não tenham sido beneficiados com a Residência Estudantil.

Auxílio Material Acadêmico: concessão de repasse financeiro, único e anual ao(à) estudante, para custeio de material acadêmico. Pode ser acumulado com outros auxílios.

Auxílio Cópia e Impressão: concessão de cota ou repasse financeiro, fixo e mensal, ao(à) estudante para a reprodução e/ou impressão do material de uso acadêmico, exceto os casos especificados na Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, durante o período letivo. Pode ser acumulado com outros auxílios e poderá ser pago por valor mensal ou semestral.

Auxílio Permanência: concessão de repasse financeiro, fixo e mensal, ao(à) estudante que não possui perfil para os demais auxílios não acumuláveis, contudo, vivem em situação de vulnerabilidade, e cuja renda per capita familiar seja de até 50% do salário mínimo vigente.

Auxílio PROEJA: concessão de repasse financeiro, fixo e mensal, aos(às) estudantes regularmente matriculados(as) em cursos do Proeja Técnico ou de Formação Inicial e Continuada (FIC) que tenha duração igual ou superior a seis meses, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Auxílio Creche: concessão de repasse financeiro, fixo e mensal, ao(à) estudante pai, mãe ou responsável legal de criança de até 5 (cinco) anos, 11 meses e 29 dias de idade no ato da inscrição, ou de pessoa com deficiência comprovada por laudo médico, que resida com o(a) estudante e não possua amparo familiar para o cuidado durante o horário de aula. Parágrafo Único. De acordo com a Portaria Nº 519, de 09 de abril de 2014, é vedada a concessão de pagamento cumulativo de Auxílio Creche, por meio do PAISE, a estudantes cônjuges.

Auxílio Alimentação: Concessão de repasse financeiro fixo e mensal para custear despesas com alimentação durante o período letivo, desde que não tenha sido contemplado com outro programa institucional com a mesma finalidade.

Auxílio Transporte: concessão de repasse financeiro fixo e mensal a estudantes, para custear as despesas com transporte, auxiliando o translado de ida e volta, ou ida, ou volta ao Campus durante o período letivo. Este auxílio não pode ser concedido a estudantes atendidos por programa similares, tais como transporte ou vales-transportes concedidos pelas prefeituras integralmente.

Em caso de dúvidas, o aluno pode encaminhar e-mail para clae@valenca.ifbaiano.edu.br, ou buscar presencialmente a Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) ou o Serviço Social do campus.

Editais e Documentos

ATA da 1ª Reunião Extraordinária (novo cronograma )

Edital nº 02 (retificado)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença