IF Baiano e Enap capacitam servidores para Pluralidade e Inclusão no Serviço Público
Atualizado em 2 de maio de 2023 às 16:34 horas | Publicado em 2 de maio de 2023 às 16:33 horas

Curso aconteceu de 24 a 26 abril, no Centro de Referência 2 de Julho, em Salvador

Servidores do IF Baiano receberam uma capacitação em Pluralidade e Inclusão no Serviço Público, realizada pela Escola Nacional de Administração Pública – Enap de 24 a 26 abril, no Centro de Referência 2 de Julho, em Salvador. O curso reuniu 26 servidores de diferentes áreas de atuação de 12 campi do IF Baiano e da Reitoria. A iniciativa é resultado do Programa Enap em Rede, ao qual o IF Baiano aderiu em 2020. Esta foi a primeira vez que o curso de Pluralidade e Inclusão no Serviço Público ocorreu presencialmente.

A formação busca refletir sobre a realidade das minorias e produzir um plano para implementar práticas inclusivas no ambiente de trabalho.

Durante o curso, os participantes puderam reconhecer as características, contextos, valores e desafios relativos às minorias no Brasil; discutir políticas públicas sobre diversidade e como elas são planejadas e implementadas; debater alternativas de intervenção para um caso hipotético sobre pluralidade e inclusão; reconhecer e identificar redes de apoio que possam auxiliar na implementação de ações inclusivas.

Para o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas do IF Baiano que articulou a vinda do curso para a instituição, José Alberto Ferreira de Andrade Júnior, a formação em Pluralidade e Inclusão no Serviço Público foi bastante importante como um vetor para capacitar os servidores do IF Baiano sobre as melhores práticas em relação à diversidade e à inclusão em seu ambiente de trabalho.

“Em uma sociedade cada vez mais plural e diversa, é fundamental que os órgãos públicos sejam inclusivos e estejam preparados para lidar com as diferenças. Nesse sentido, o Instituto Federal Baiano tem um papel fundamental na formação de profissionais que irão atuar em diversas áreas e em contato com diferentes públicos”, explica o coordenador.

O curso de Pluralidade e Inclusão no Serviço Público proporcionou aos servidores do IF Baiano a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre questões de gênero, raça, sexualidade, pessoas com deficiência, entre outras. Além disso, a capacitação ajudou a criar uma rede de apoio para propiciar e facilitar a construção de um ambiente de trabalho mais acolhedor e inclusivo, o que melhora a qualidade do trabalho e dos serviços prestados.

Para José Alberto, entre as principais demandas do IF Baiano nesse sentido está a necessidade de promover uma cultura organizacional inclusiva e de respeito às diferenças. Isso engloba a adoção de políticas e práticas que valorizem a diversidade e a inclusão em todas as áreas da instituição, desde o recrutamento e seleção de servidores até a oferta de serviços e ações afirmativas.

Outra demanda importante é a inclusão de pessoas com deficiência em todas as atividades do IF Baiano. Isso inclui a oferta de recursos e tecnologias assistivas, a adaptação de espaços físicos e a garantia de acessibilidade em todas as áreas da instituição.

O secretário executivo destaca a necessidade de capacitar os servidores do IF Baiano para lidar com a diversidade de forma sensível e respeitosa, desenvolvendo habilidades de comunicação, empatia e compreensão das diferenças, para que todos os membros da instituição possam trabalhar juntos de forma colaborativa e inclusiva.

A presidente da Comissão que está revisando a Política de Diversidade e Inclusão do IF Baiano, Iara Bernabó Colina, participou do curso e avaliou como excelente a proposta. De acordo com Iara, o curso irá contribuir para a revisão da Política, pois traz um redirecionamento ao trabalho da comissão. “[O curso foi] muito rico! Saí com bastante esperança, do verbo esperançar e eu acho que a gente pode colher muitos frutos para a instituição com essa capacitação”, afirma a presidente.

Segundo Vinícius Reis de Figueirêdo, presidente da Comissão de Ética do IF Baiano, o curso tratou de temas importantes que precisam fazer parte das discussões dentro da instituição. “A formação irá auxiliar em ações futuras no campus Uruçuca em conjunto com o Neabi, Geni e Napne para evidenciar a importância da inclusão social, e respeito à diversidade”.

Para quem não conseguiu participar, mas se interessa pelo tema, o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas revela que, em breve, serão realizadas oficinas para tratar da temática.

Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/if-baiano-e-enap-capacitam-servidores-para-pluralidade-e-inclusao-no-servico-publico/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000