Jogos Estudantis 2023 tem regulamento atualizado; confira as modalidades
Atualizado em 5 de maio de 2023 às 15:22 horas | Publicado em 5 de maio de 2023 às 15:21 horas

Sete dias de integração e celebração ao esporte é a promessa dos professores que participaram da reunião da comissão técnica do Jogos Estudantis (JEIF 2023), na última quinta-feira, 27.

Docentes de Educação Física representaram os 14 campi e Reitoria do IF Baiano no encontro realizado em Salvador. O objetivo foi dialogar sobre o regulamento dos Jogos e deliberar as atualizações necessárias.

Neste ano, o JEIF ocorrerá no Campus Guanambi, de 21 a 29 de agosto, sendo o primeiro e último dias destinados ao deslocamento das delegações.

Durante a reunião, a comissão técnica decidiu pela realização das seguintes modalidades: Futebol Society (FUT 7), Futsal, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Tênis de Mesa, Xadrez, Atletismo, Vôlei de Praia e Natação. Todas as modalidades serão disputadas nas categorias feminina e masculina.

“Falando em categorias, é com muita alegria que informo que a participação de estudantes transgêneros no JEIF 2023 foi assegurada e regulamentada”, comemorou a Profa. Fernanda Palmeira, membro da comissão de regulamento e docente do Campus Catu. Na inscrição, será respeitada a identidade de gênero de cada estudante-atleta, bem como a escolha da categoria na qual irá participar.

Também presente na reunião, o Prof. Ricardo Rabelo, do Campus Teixeira de Freitas, informou que o documento será disponibilizado em breve, contemplando as alterações. “Cada campus poderá inscrever uma delegação de no máximo 50 componentes, sendo 45 atletas e 5 servidores, todos definidos pelo chefe da delegação”, detalhou Ricardo. “Cada estudante poderá ser inscrito em, no máximo, duas modalidades coletivas e uma individual, ou duas individuais e uma coletiva”, complementou. Os campi têm até 17 de maio para informar à comissão em quais modalidades irão participar.

Projeções

“O JEIF é seletivo para o JIF Nordeste, que este ano será em Natal/RN. Nosso reitor quer muito que o IF Baiano participe. Esta semana, o professor Nilton Santos estará indo a uma reunião em Natal, para tratar do evento”, explicou Ricardo Rabelo.

Enquanto os Jogos não chegam, o Prof. Nivaldo Moreira detalha como o Campus Guanambi está se preparando para sediar o evento. Entre as iniciativas, “a Comissão Geral dos Jogos têm conversado com os hotéis e pousadas para tentar reservar os espaços o quanto antes”.

Algumas parcerias externas têm sido feitas para organizar a competição, considerando o público de 700 a 800 pessoas, estimado por Nivaldo. “A gente tem tido o apoio da Prefeitura na liberação dos espaços, como ginásio, quadras poliesportivas cobertas, estádio de futebol e todos os aparatos que o município puder colocar à nossa disposição, bem como outras instituições. Aqui, temos o Campus XII da Uneb e o Clube de Campo, que vão nos disponibilizar algumas estruturas”, elencou o professor do campus sede.

Que comecem os Jogos!

Algumas comissões estão sendo montadas com a participação de servidores e estudantes do IF Baiano. É o caso, por exemplo, das comissões de transporte, de alojamento e de nutrição. “O nutricionista do campus já está engajado para preparar um cardápio específico a fim de que os estudantes possam se alimentar da melhor maneira possível”, garantiu o Prof. Nivaldo.

Alimentação e treinos estão entre os focos dos atletas do IF Baiano. “Nos preparamos ao longo de todo o ano para chegarmos fortes no JEIF. As expectativas são as melhores e crescem a cada treino, a cada amistoso, a cada passo dado no processo de planejamento e organização desse mega evento”, revelou a Profa. Fernanda Palmeira, que além das práticas esportivas, destacou a integração proporcionada pelos Jogos.

Além dela, participaram da reunião o presidente da comissão, Prof. Ariomar Rodrigues (Guanambi), os docentes Petry Lordelo (Catu), André Melo (Valença), Cleber Figueiredo (Governador Mangabeira), Nivaldo Carvalho (Guanambi), Mário Cléber (Uruçuca), Ricardo Rabelo (Teixeira de Freitas), Wagner Porto (Bom Jesus da Lapa), Nilton Santos (Reitoria) e as professoras Cecília Nunes (Valença), Patrícia Soares (Senhor do Bonfim), Dolores Assaritti (Santa Inês), Ilana Brito (Santa Inês), Maria Auricélia (Itaberaba), Adriana Cardoso (Itapetinga), Carolina Heleno (Xique-Xique), Rita Amparo (Alagoinhas) e Karine Pettersen (Serrinha).

Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/jeif-2023-tem-regulamento-atualizado-confira-as-modalidades/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000