Lançado edital do Famif 2023; inscrições começam nesta quinta-feira, 1º de junho
Atualizado em 19 de junho de 2023 às 15:35 horas | Publicado em 5 de junho de 2023 às 16:17 horas

A etapa final do festival acontecerá no Campus Bom Jesus da Lapa

O Festival de Música e Arte do IF Baiano 2023 (Famif) já tem datas e edital lançados. As inscrições são gratuitas e estarão abertas desta quinta-feira, 1º de junho, até 15 de julho.

“Vem ver o que a Bahia tem” é o tema da quarta edição do festival, que terá sua etapa final realizada no Campus Bom Jesus da Lapa. O tema revela a diversidade cultural dos 17 territórios onde o Instituto atua. “Vamos desmitificar a ideia de que a cultura baiana se resume aos pontos turísticos da capital, ao carnaval, à culinária baiana e ao axé”, garantiu a pró-reitora de Extensão, Calila Teixeira. “Mergulhar nesse universo rico em manifestações culturais por meio do resgate às nossas raízes e tradições fortalecerá a visão cultural da comunidade em geral”, afirmou a docente.

Serão sete tipos de apresentação e os interessados podem participar de forma individual ou em grupo de até quatro pessoas. Os formatos são: 1) Interpretação musical autoral; 2) Interpretação musical não autoral; 3) Música instrumental autoral e não autoral; 4) Declamação de poema; 5) Performance cênica (teatro, stand up comedy, arte circense, etc.); 6) Dança; e 7) Artes visuais (pintura, desenho, colagem, grafite, fotografia, escultura, gravura, arte têxtil, vitral e maquiagem artística).

O Famif tem o objetivo de fortalecer as bases socioculturais e artísticas. A expectativa é um festival “diverso, inclusivo e inovador. O tema é riquíssimo e contribui para que tenhamos belíssimas apresentações”, destaca Calila Teixeira. Para integrar toda a comunidade acadêmica, podem participar discentes regulares, egressos, servidores, colaboradores terceirizados e estagiários.

O edital reforça que o tempo total de execução de cada apresentação é de, no máximo, quatro minutos. Além disso, serão sumariamente eliminadas apresentações que desrespeitem os Direitos Humanos, infrinjam o Estatuto da Criança e do Adolescente, utilizem palavras de baixo calão ou façam apologia à violência, racismo, machismo, misoginia, homofobia, xenofobia ou quaisquer outras formas de preconceito e discriminação.

As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento do formulário, contido no edital. Um mesmo candidato poderá realizar até duas inscrições, em mais de uma modalidade e formato de apresentação, porém em apenas uma das categorias.

Etapas e cronograma

No Famif 2023, os artistas do IF Baiano terão a oportunidade de subir ao palco em dois momentos. O primeiro é durante o Festival Interno. Nessa etapa, cada unidade fará sua seletiva, que poderá ser realizada de 26 de julho a 19 de agosto.

Em cada campus e na reitoria, uma Comissão Organizadora ficará responsável por organizar sua seletiva. Os candidatos submeterão a apresentação a uma Banca Julgadora que, segundo o edital, “deverá ser formada, preferencialmente, por jurados externos, artistas/profissionais da cidade ou região, convidados a critério da Comissão Organizadora. Caso não seja possível, poderá ser composta também por servidores dos campi: docentes, preferencialmente das áreas de música e arte; coordenador(a) de extensão; e técnico(a) administrativo(a) em educação”.

Os selecionados na primeira fase disputarão a final – Festival Intercampi – que acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro, no Campus Bom Jesus da Lapa. Na etapa Intercampi, a Banca Julgadora será formada por cinco jurados externos, artistas/profissionais da cidade ou região.

A programação do evento conta, ainda, com um dia de oficinas artísticas, realizadas no Campus Lapa. As atividades serão ministradas na véspera do Intercampi, dia 3 de outubro.

Confira aqui os critérios de avaliação e o cronograma completo do Famif 2023.

Participe do festival e mostre o que a Bahia tem. Além de constituírem componentes curriculares, as manifestações artísticas são formas de promover o lúdico, a troca de conhecimentos e a capacidade criativa. Arte e cultura são essenciais para a promoção da saúde e qualidade de vida da comunidade.

Acompanhe o site do evento e siga os perfis no Instagram: @ifbaiano | @famifbaiano.

Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/lancado-edital-do-famif-2023-inscricoes-comecam-nesta-quinta-feira-1o-de-junho/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000