Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano



Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
1ª MostraTEC abre inscrições para exposição de inventos no CEPEX
Atualizado em 24 de agosto de 2023 às 10:43 horas | Publicado em 24 de agosto de 2023 às 10:43 horas

O Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX, que acontecerá em Bom Jesus da Lapa, traz um evento novo para a grade de programação deste ano: a 1ª MostraTEC. O evento é uma mostra de invenções científicas desenvolvidas pelos pesquisadores e pesquisadoras do IF Baiano e ocorrerá no dia 03 de outubro. O tema desta edição será “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, incentivando inventos que tenham sinergia com um ou mais ODS.

A MostraTEC buscará promover uma compreensão global das questões ambientais e a conquista da sustentabilidade por meio da ciência básica, aplicada, da engenharia, do design e do desenvolvimento de produtos ou processos, oferecendo desafios e oportunidades para alunos do ensino médio, da graduação e da pós-graduação. O objetivo é desenvolver nos estudantes as habilidades e conhecimentos necessários para serem cidadãos, líderes, cientistas, engenheiros e inventores, agentes que contribuirão para uma maior sustentabilidade ambiental ao longo de suas vidas. 

Serão selecionadas propostas para uma mostra de protótipos, processos e produtos desenvolvidos por meio de trabalhos experimentais dos discentes com habilidades criativas e técnicas, com finalidade de solucionar os problemas do cotidiano da sociedade, da comunidade local e/ou regional. O propósito da 1ª MostraTEC será fazer com que o(a) discente e sua equipe apresentem seu invento para o público do CEPEX, que será avaliado por especialistas e concorrerá à premiação. Todos os selecionados para apresentarem suas propostas na 1ª MostraTEC receberão certificado de apresentador(a) e as 03 (três) melhores propostas receberão certificado de “Trabalho Destaque”. 

O trabalho vencedor receberá troféu da 1ª MostraTEC do IF Baiano com premiação no II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, a ser realizado no Campus Bom Jesus da Lapa. Poderão ser inscritos trabalhos desenvolvidos por discentes do Ensino Médio e da Graduação de quaisquer modalidades de ensino do IF Baiano, desenvolvedores de produtos, protótipos, processos ou serviços que apresentem caráter tecnológico inovador, sob orientação de um professor ou Técnico-Administrativo. 

As inscrições deverão ser realizadas tendo a composição da equipe com, no mínimo, 01 discente e 01 orientador e, no máximo, 02 discentes e 01 orientador. As inscrições serão realizadas no período de 21 de agosto a 04 de setembro de 2023, através do preenchimento do formulário neste link.

Para a primeira fase de seleção, os concorrentes deverão enviar vídeo, de até 10 minutos, com a apresentação da proposta. O vídeo deverá estar armazenado na nuvem (recomenda-se Google Drive ou Youtube) e seu respectivo link deverá ser informado em campo específico na ficha de inscrição e estar ativo no momento da avaliação. A segunda fase de avaliação será feita durante a realização do evento por avaliadores designados pela Comissão Organizadora do Evento, avaliando com nota os trabalhos e apresentações. Caso sejam encaminhadas através deste formulário mais de uma inscrição por equipe, será considerada apenas a última enviada. Dúvidas ou quaisquer esclarecimentos e/ou informações adicionais poderão ser obtidas junto à Comissão da MostraTEC através do contato pelo email: nit@ifbaiano.edu.br

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Rafael Oliva Trocolli, a MostraTEC será um evento que permitirá uma troca rica de experiências entre colaboradores, servidores, discentes e demais participantes do II Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPEX) do Instituto Federal Baiano. 


Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/1a-mostratec-abre-inscricoes-para-exposicao-de-inventos-no-cepex/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000

Tel.: (75) 3641-5270 / 3641-4686 / 3641-2053
Diretor: Geovane Lima Guimarães
E-mail: gabinete@valenca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br