Campus Valença é destaque no FAMIF e no 2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano
Atualizado em 17 de outubro de 2023 às 1:50 horas | Publicado em 9 de outubro de 2023 às 10:10 horas

Projetos científicos e apresentações artísticas são premiados durante o evento, que ocorreu entre os dias 02 e 05/10, no campus de Bom Jesus da Lapa

A delegação de Valença, composta por 53 pessoas, entre servidores e estudantes, percorreu mais de 1300 km de estrada, cerca de 12 horas, para participar do II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano e do Festival de Arte e Música do IF Baiano (FAMIF). Os eventos foram sediados no Campus Bom Jesus da Lapa, de forma presencial, no período 02 a 05 de outubro de 2023, contemplando em sua programação oficinas, minicursos, palestras, mesas-redondas, atrações artísticas, apresentação de comunicações e premiações. Foram dias de muitas vivências e troca de experiências entre jovens cientistas e jovens artistas.

O que é o CEPEX

O Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano é um evento acadêmico-científico que objetiva divulgar a produção de conhecimento entre discentes, extensionistas, profissionais da educação, pesquisadores(as), gestores(as) e demais interessados(as).

Visa fortalecer, por meio de experiências inovadoras, a indissolubilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tendo como eixos de integração o desenvolvimento territorial e institucional, contemplando diversidade, inclusão, gênero, internacionalização e diferentes culturas.

O que é o FAMIF

O Festival de Arte e Música do IF Baiano, que nesse ano teve como tema “Vem ver o que a Bahia tem”, visa despertar na comunidade a valorização da arte e da cultura. Inicialmente, as seletivas aconteceram nos campi e os finalistas se apresentaram na grande final, no campus sede de Bom Jesus da Lapa. São sete as modalidades: interpretação musical não autoral, música instrumental autoral e não autoral, performance cênica, dança, interpretação não autoral, artes visuais, declamação de poema.

Premiações

Foram apresentados os resultados de 14 projetos de pesquisa, 2 projetos de extensão, 7 projetos do PIBID e 9 projetos do PRP (Programa de Residência Pedagógica). O IF Baiano campus Valença recebeu 4 premiações em apresentação de resultados de pesquisa e 2 premiações em apresentações artísticas. Confira:

FAMIF

1° lugar na categoria Artes Visuais/FAMIF – Intercampi – Luís Gustavo Sousa.
1° lugar na categoria Interpretação Musical/FAMIF – Intercampi, com a música Força Estranha (Caetano Veloso) – estudantes Kariza Felsembourgh , Paulo Cainana e Mateus Vitorino.

II CEPEX

1º lugar na categoria PIBIC-EM: Projeto “Sistema de Assistência Locomotiva para Pessoas com Deficiência Visual” – orientandos Kaique Silva e Ruandersson Miranda, orientador professor Gustavo Sabry.
2º lugar na categoria trabalho externo e interno sem fomento: Projeto “Desenvolvimento de bioplástico a partir do aproveitamento da casca de maracujá” – orientandos(as) Marcos Paulo Assis, Raphaela Desterro , Geisa Santana e Gabrielle Souza , sob a orientação da professora Cleidiene Fiúza!

4º lugar na categoria PIBIC-EM – Projeto “Potencial do uso de biocarvão de casca de guaraná e bucha de dendê na produção de Alface (Lactuca sativa L)” – Aquillis Goto e Nina Coutinho, sob a orientação de Maria Iraildes Matias.

6º lugar na categoria graduação/pós-graduação: Projeto “Mapeamento de escritoras negras do Baixo Sul da Bahia: Narrativas, discursividades e ancestralidades” – Rosânia Fagundes (POSLET) e Íris Rodrigues (Curso Integrado em Agroecologia) , sob a orientação da professora Quezia Lima.

Trabalhos aprovados para apresentação no II CEPEX 2023:

Programação – Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano

Delegação do campus Valença