A ação ocorreu no último dia 22/02, na Unidade Educativa de Campo, e faz parte do projeto Expedição Territorial pela Bacia do Rio Piau/UNA
No último dia 22 de fevereiro, o Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente do IF Baiano, através do Projeto “Expedição Territorial pela Bacia do Rio Piau/Una”, em parceria com o NUGEA (Núcleo Local de Gestão de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental) implantou na Unidade Educativa de Campo (UEC) Fazenda Aldeia o sistema Caxambú de tratamento e proteção sanitária de nascentes.
Com o objetivo de revitalizar e proteger a nascente principal de captação de água da Fazenda, o mutirão de implantação do sistema Caxambú representou uma ação estratégica de segurança hídrica e proteção ambiental das águas da Fazenda. A implantação do sistema é uma demanda histórica da UEC Aldeia, que vinha convivendo com interrupções e riscos no abastecimento de água e impactos na nascente, como assoreamento, erosão e perda da qualidade da água.
Para o professor e engenheiro ambiental, Eduardo Barcelos, coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente, o sistema Caxambú representa uma alternativa tecnológica para iniciativas e projetos que buscam proteger nascentes e olhos d´águas, especialmente em comunidades rurais e pequenas propriedades da agricultura familiar. “Sabemos que a água sem qualidade e quantidade suficientes pode acarretar situações de insegurança hídrica, adoecimentos e impactos na produção de alimentos. Garantir perenidade no abastecimento hídrico e, sobretudo, a proteção sanitária da água é um fator decisivo para a promoção de ambientes saudáveis e sustentáveis no campo. Este sistema pode ser uma boa estratégia para municípios e comunidades pensarem ações de gestão ambiental e hídrica “, destaca o professor.
O que é o Sistema Caxambú
O sistema ou modelo Caxambu é uma tecnologia social de proteção ambiental e sanitária de nascentes, olhos d´água e minadouros. Foi desenvolvido no final da década de 1980 no município de Caxambu do Sul, Santa Catarina, com o objetivo de promover segurança hídrica e sanitária na agricultura familiar.
O sistema consiste em “fechar” uma nascente com pedras, cobertas por lona e grama e canalizar a água por meio de tubos e manilhas até um reservatório. Apresenta baixo custo e é de fácil manutenção. O Sistema foi desenvolvido para comunidades rurais que não são atendidas pelas empresas ou autarquias de saneamento, e possuírem a possibilidade de utilizar águas provenientes de nascentes.
O modelo de proteção de nascente Caxambu foi desenvolvido para ser aplicado em nascentes de águas naturais e utilizando material acessível. Todo o material que integra a aplicação da técnica é facilmente encontrado em qualquer estabelecimento de construção e a totalidade desse material é de um custo relativamente baixo. A aplicação da técnica, levando em conta todas as atividades necessárias, é de baixa complexidade e socioambientalmente adaptada.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br