O evento, que aconteceu no dia 21/02, em Ituberá, teve como proposta avaliar a situação da Educação nas comunidades remanescentes quilombolas e traçar linhas de ação do movimento
O IF Baiano marcou presença no encontro do Conselho Inter Territorial de Articulação das Comunidades Quilombolas do Baixo Sul e Litoral Sul da Bahia (CIACOQ), que aconteceu em Ituberá, na última sexta-feira, dia 21 de fevereiro de 2025, e teve como pauta a Educação.
O evento contou com lideranças comunitárias e políticas, gestores municipais da Educação, representantes da Secretaria de Estado da Educação, educadores das escolas quilombolas e instituições de ensino superior da região. O IF Baiano foi representado por docentes ligados ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e às coordenações dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Técnico em Meio Ambiente. A proposta do encontro foi avaliar a situação da Educação nas comunidades remanescentes quilombolas e traçar linhas de ação do movimento.
A professora Doutora Nelma Barbosa apresentou o relato da experiência do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola ENTREQUILOMBOS, realizado entre 2023 e 2024 em parceria com o CIACOQ, Fórum Permanente de Educação Escolar Quilombola da Bahia e a Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização de jovens e Adultos e da Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação(MEC).
A professora Mestra Scyla Pimenta apresentou a todos a nova proposta de formação continuada para educadores quilombolas. O projeto, que prevê uma formação que entrelaça as relações étnico-raciais e a Agroecologia, foi submetido à apreciação do MEC em 2025.
O professor Doutor Tasso Menezes, falou brevemente sobre algumas etapas do processo seletivo da Licenciatura em Ciências Biológicas, destacando a necessidade de divulgação nos municípios e de comparecimento dos candidatos às bancas de heteroidentificação.
O professor Doutor Eduardo Barcelos descreveu e apresentou elementos levantados no estudo de demanda para a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. O docente enfatizou a relevância das comunidades tradicionais para a conservação do bioma Mata Atlântica no Baixo Sul.
Todas as falas foram recebidas com bastante interesse, entusiasmo e alegria. Isso sinalizou a importância do diálogo do IF Baiano Campus Valença com as comunidades locais. Esse encontro possibilita a construção conjunta de caminhos para a produção de conhecimento comprometido com as realidades do território.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br