Campus Guanambi recebe avaliadores para Recredenciamento Institucional
Atualizado em 6 de março de 2017 às 11:11 horas | Publicado em 6 de março de 2017 às 11:10 horas

recredenciamento

De 07 a 11 de março, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) recebe uma equipe pertencente ao banco de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o seu primeiro processo de avaliação externa com a finalidade de recredenciamento institucional.

Nessa visita às instalações do Instituto, o local escolhido por sorteio foi o Campus Guanambi. Duranteesse período, os avaliadores seguem a agenda de reuniões separadas com dirigentes, membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), coordenadores, docentes, estudantes e técnico-administrativos evisitas às instalações (secretaria, registro e controle acadêmico, auditórios, salas de aula, gabinetes de professores e laboratórios).

Para a análise documental, a equipe avaliará Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), organograma institucional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI), documentação do imóvel, Estatuto e Regimento Geral do IF Baiano, projeto de autoavaliação, Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), atas de criação de colegiados, listagem de docentes e respectivos currículos, planos de cargos e salários de servidores e contratos de assinaturas de periódicos e licenças de uso de softwares instalados nos laboratórios.

Segundo a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Rosemeire Baraúna, o recredenciamento objetiva ratificar ou negar a competência institucional para a oferta de cursos superiores, disse Baraúna. “São utilizados mecanismos diferenciados para a coleta e análise de dados e informações, entre eles o diálogo com a comunidade interna, oportunizando a livre expressão de estudantes, técnicos e docentes”, declarou.

Como serão avaliados os eixos planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional,políticas acadêmicas, políticas de gestão, infraestrutura e requisitos legais e normativos, “essa é uma ocasião favorável para demonstrar como a instituição tem conduzido as ações para atendimento de demandas de formação em nível superior. Como todo processo avaliativo, mais uma oportunidade de identificar potencialidades e elementos a serem melhorados para se alcançar o ensino de excelência”, finalizou a pró-reitora.

Documentos:

IF Baiano/Reitoria/Comunicação/Jornalismo