Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Primeira edição do Projeto Tenda da Ciência do IF Baiano será realizada em Guanambi no mês de abril
Atualizado em 14 de março de 2023 às 19:51 horas | Publicado em 3 de março de 2023 às 13:51 horas

Mobilizar a população, principalmente crianças e jovens, com temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Esse é o objetivo da I Tenda da Ciência, promovida pelo IF Baiano/Campus Guanambi, fomentada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI/CNPq), com apoio da Prefeitura Municipal de Guanambi, que tem como tema “Semear a Ciência e Inovação na Formação de Jovens e Adultos“.

A Tenda da Ciência será composta por eventos sociais, científicos e culturais realizados na Praça do Feijão de Guanambi, nos dias 14 e 15 de abril, com a intenção de, durante a apresentação dos estudantes, oportunizar um diálogo com os visitantes, constituindo-se na oportunidade de discussão sobre os conhecimentos, metodologias de pesquisa e criatividade dos alunos em todos os aspectos referentes à exibição dos trabalhos. Trata-se também, de um conjunto de atividades que serão realizadas por estudantes, professores e comunidade de uma forma geral, com o intuito de proporcionar, por meio de demonstrações por eles planejadas e executadas, mostras dos seus trabalhos, dos seus conhecimentos e das realizações humanas no campo técnico-científico.

Foi pensando em integrar Instituições de ensino e profissionais em ações que visam contribuir com as mais diversas alternativas para diminuição das desigualdades, consumo e produção sustentável de produtos e serviços nas esferas locais, territoriais e mundial, em particular, áreas de importância crucial que demandam ações: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria, que o coordenador, professor Lucas Landim, propôs envolver municípios da Região de Guanambi, por meio da realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas.

Para o coordenador, professor do IF Baiano de Guanambi, o evento traz grande potencial transformador para a população. “Incentivos como este do IF Baiano e do MCTI são de muita relevância, visto que além de atender a comunidade escolar em diferentes áreas será um ambiente de interação mais próxima e efetiva com as cidades visitadas e dará maior visibilidade a nossa instituição localmente e regionalmente considerando que a Tenda poderá ser incluída entre as alternativas de lazer, educação e cultura da nossa cidade,” finaliza o professor.

Além de Lucas Landim, estão à frente da iniciativa alguns servidores do IF Baiano: as professoras Amália Michelle, Bárbara Lessa, Crislene Leal, Emanoela Neves e Normane Mirele, além da Técnica em Assuntos Educacionais, Mayana Abreu.

Em um formato 100% presencial, a Tenda reunirá estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, superior e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT), para pensar em como aplicar tecnologias, produtos e serviços, e melhorar a qualidade de vida no espaço onde vivem. Durante dois dias os participantes irão apresentar soluções para as mais diversas áreas, com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação e, consequentemente, o Desenvolvimento Territorial Sustentável. As melhores ideias receberão premiações, como medalhas e troféus, além de bolsas CNPq nas modalidades de Iniciação Científica Júnior (ICJ) e Apoio Técnico em Extensão no País Nível Superior (APT). As bolsas na modalidade ICJ serão destinadas exclusivamente a estudantes premiados, já aquelas na modalidade ATP-A serão destinadas exclusivamente aos professores de ensino fundamental, médio e técnico de alunos premiados, sempre em consonância com a RN 015/2010.

A iniciativa irá incentivar a pesquisa desde os primeiros anos escolares e estimular a formação docente na busca destes objetivos, além de induzir o compartilhamento de conhecimento científico e tecnológico por meio de um evento gratuito, com exibição de trabalhos, experimentos, exposições temporárias, entre outras ferramentas de comunicação da ciência, como materiais impressos e de compartilhamento online, brinquedos educativos, jogos, vídeos, aplicativos, mídias digitais, apresentações de teatro científico, entre outras.

Até o momento a organização já envolveu diversos municípios da região, incluindo também as regiões de Brumado, Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. A Tenda da Ciência está aberta para adesões de mais instituições, territórios, apoiadores e patrocinadores. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail: feiradeciencias@reitoria.ifbaiano.edu.br.

Saiba mais sobre a Tenda da Ciência

https://www.even3.com.br/tendadaciencia2023/

https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/guanambi/
https://www.instagram.com/ifbaianoguanambi

https://www.instagram.com/inovaagroindustria

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: gabinete@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br