Primeira edição do Projeto Tenda da Ciência do IF Baiano será realizada em Guanambi no mês de abril
Atualizado em 14 de março de 2023 às 19:51 horas | Publicado em 3 de março de 2023 às 13:51 horas

Mobilizar a população, principalmente crianças e jovens, com temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Esse é o objetivo da I Tenda da Ciência, promovida pelo IF Baiano/Campus Guanambi, fomentada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI/CNPq), com apoio da Prefeitura Municipal de Guanambi, que tem como tema “Semear a Ciência e Inovação na Formação de Jovens e Adultos“.

A Tenda da Ciência será composta por eventos sociais, científicos e culturais realizados na Praça do Feijão de Guanambi, nos dias 14 e 15 de abril, com a intenção de, durante a apresentação dos estudantes, oportunizar um diálogo com os visitantes, constituindo-se na oportunidade de discussão sobre os conhecimentos, metodologias de pesquisa e criatividade dos alunos em todos os aspectos referentes à exibição dos trabalhos. Trata-se também, de um conjunto de atividades que serão realizadas por estudantes, professores e comunidade de uma forma geral, com o intuito de proporcionar, por meio de demonstrações por eles planejadas e executadas, mostras dos seus trabalhos, dos seus conhecimentos e das realizações humanas no campo técnico-científico.

Foi pensando em integrar Instituições de ensino e profissionais em ações que visam contribuir com as mais diversas alternativas para diminuição das desigualdades, consumo e produção sustentável de produtos e serviços nas esferas locais, territoriais e mundial, em particular, áreas de importância crucial que demandam ações: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria, que o coordenador, professor Lucas Landim, propôs envolver municípios da Região de Guanambi, por meio da realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas.

Para o coordenador, professor do IF Baiano de Guanambi, o evento traz grande potencial transformador para a população. “Incentivos como este do IF Baiano e do MCTI são de muita relevância, visto que além de atender a comunidade escolar em diferentes áreas será um ambiente de interação mais próxima e efetiva com as cidades visitadas e dará maior visibilidade a nossa instituição localmente e regionalmente considerando que a Tenda poderá ser incluída entre as alternativas de lazer, educação e cultura da nossa cidade,” finaliza o professor.

Além de Lucas Landim, estão à frente da iniciativa alguns servidores do IF Baiano: as professoras Amália Michelle, Bárbara Lessa, Crislene Leal, Emanoela Neves e Normane Mirele, além da Técnica em Assuntos Educacionais, Mayana Abreu.

Em um formato 100% presencial, a Tenda reunirá estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, superior e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT), para pensar em como aplicar tecnologias, produtos e serviços, e melhorar a qualidade de vida no espaço onde vivem. Durante dois dias os participantes irão apresentar soluções para as mais diversas áreas, com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação e, consequentemente, o Desenvolvimento Territorial Sustentável. As melhores ideias receberão premiações, como medalhas e troféus, além de bolsas CNPq nas modalidades de Iniciação Científica Júnior (ICJ) e Apoio Técnico em Extensão no País Nível Superior (APT). As bolsas na modalidade ICJ serão destinadas exclusivamente a estudantes premiados, já aquelas na modalidade ATP-A serão destinadas exclusivamente aos professores de ensino fundamental, médio e técnico de alunos premiados, sempre em consonância com a RN 015/2010.

A iniciativa irá incentivar a pesquisa desde os primeiros anos escolares e estimular a formação docente na busca destes objetivos, além de induzir o compartilhamento de conhecimento científico e tecnológico por meio de um evento gratuito, com exibição de trabalhos, experimentos, exposições temporárias, entre outras ferramentas de comunicação da ciência, como materiais impressos e de compartilhamento online, brinquedos educativos, jogos, vídeos, aplicativos, mídias digitais, apresentações de teatro científico, entre outras.

Até o momento a organização já envolveu diversos municípios da região, incluindo também as regiões de Brumado, Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. A Tenda da Ciência está aberta para adesões de mais instituições, territórios, apoiadores e patrocinadores. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail: feiradeciencias@reitoria.ifbaiano.edu.br.

Saiba mais sobre a Tenda da Ciência

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi