Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Bacharelado em Engenharia Agronômica
Última atualização: 02/03/2017 - 4:40 horas | Data de publicação: 18/05/2011 - 19:26 horas

O colegiado do Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Agronômica oferecido pelo IF Baiano – Campus Guanambi conta atualmente com 44 professores. Destes, 54,55 % são doutores; 36,36% mestres e 9,09 especialistas. O Campus possui uma estrutura física com áreas de cultivo e experimentação, denominadas de Laboratórios Didáticos, de diversas Culturas Agrícolas de interesse regional (Palma Forrageira, Sorgo, Mandioca, Feijão, Algodão, Milho, Soja, Girassol, Culturas de cobertura do solo e Adubos Verdes, Maracujá, Citros, Banana, Manga, Banco de Germoplasma de Umbu, Olerícolas, Viveiro de Essências Florestais), Estábulo de Bovinocultura de Leite e Corte, Aprisco de Ovinos e Caprinos, Suinocultura, galpões de Avicultura de corte e postura, Cunicultura, setor de máquinas e implementos agrícolas, Fábrica de ração, Agroindústria, Casa do Mel, além de contar com 10 laboratórios das diversas áreas do conhecimento.

A grade curricular do curso segue as determinações do Ministério da Educação, disponibilizando ao estudante um conjunto de disciplinas propedêuticas e profissionalizantes, as quais proporcionam a formação técnica e sociocultural, como mecanismo vertical de integração que possibilita a aquisição de conhecimentos orientados para a sua atuação profissional.

O curso pretende que o estudante, com base no conjunto de conteúdos das várias disciplinas, desenvolva sua capacidade intelectual de construção do conhecimento, por meio de aulas teóricas, práticas em laboratório e em campo, além do cumprimento de estágio supervisionado na própria instituição e/ou outras instituições de ensino superior, bem como em empresas parceiras de pesquisa, extensão ou produção. As disciplinas abrangem as seguintes linhas curriculares: Ciências Sociais; Engenharia Rural; Fitossanidade; Fitotecnia; Ciência do Solo; Recursos Ambientais; Tecnologia de Produtos Agropecuários e Zootecnia.

A participação em atividades extracurriculares visa complementar a formação técnico-científica do estudante através de iniciação científica, cursos, congressos, simpósios, seminários, dia de campo e encontros, resultando em um profissional capacitado para atuar no campo da agropecuária, participar do ensino básico e superior, desenvolver atividades de pesquisa e extensão integradas à formação profissional, promovendo a difusão da cultura, da ciência e da tecnologia na área do saber das Ciências Agrárias, com responsabilidade ambiental e social.

A forma de ingresso é via ENEM, com disponibilidade de 40 vagas anuais, e as aulas são ministradas nos turnos matutino e vespertino.

 

Ato autorizativo

Portaria do coordenador do curso

Projeto pedagógico do curso

Relatório do Curso de Agronomia – Campus Guanambi

Horários de Aulas

 

Atividades Complementares

Acervo Bibliográfico

Colegiado

Estágio curricular

Trabalho de Conclusão de Curso 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: gabinete@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br